UOL CinemaUOL Cinema
UOL BUSCA
65o. Festival de Veneza - 2008

23/05/2005 - 13h35
Cannes premia "L'Enfant", Michael Haneke e Tommy Lee Jones

Por Ray Bennett

CANNES (Hollywood Reporter) - O americano Tommy Lee Jones recebeu o prêmio de melhor ator do Festival de Cinema de Cannes, no sábado, tendo dirigido a si mesmo no filme que marcou sua estréia como diretor: "Os Três Enterros de Melquiades Estrada", que também recebeu o prêmio de melhor roteiro.

O prêmio mais importante do festival, a Palma de Ouro, foi dado a "L'Enfant", dos irmãos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne. "Broken Flowers", de Jim Jarmusch, estrelado por Bill Murray, recebeu o segundo troféu mais importante, o Grande Prêmio.

O austríaco Michael Haneke foi considerado o melhor diretor por seu altamente elogiado "Caché", estrelado por Juliette Binoche e Daniel Auteuil, e "Shanghai Dreams", do diretor chinês Wang Xiaoshuai, recebeu o Prêmio do Júri. Hanna Laslo foi considerada a melhor atriz por seu trabalho no filme israelense "Free Zone."

Os prêmios foram entregues na última noite da 58a edição do Festival de Cannes, numa cerimônia seguida pela exibição de "Chromophobia", de Martha Fiennes.

Ao receber o prêmio, Tommy Lee Jones elogiou os produtores de seu filme, dizendo: "Quero agradecer a todos aqueles que acreditaram neste filme e me incentivaram a fazê-lo. Quero começar com minha mulher, a população do norte do México e do oeste do Texas, e o público, que manifestou sua abertura de espírito na sessão oficial. Agradeço a todos de todo coração."

"Os Três Enterros de Melquiades Estrada" conta a história de um empregado de fazenda no Texas que cumpre a promessa feita a um amigo morto acidentalmente: enterrá-lo no México.

Os irmãos Dardenne, que já haviam levado a Palma de Ouro há seis anos por "Rosetta", foram premiados novamente este ano por um filme sombrio sobre um jovem de mentalidade infantil que vende o bebê de sua namorada no mercado negro e depois luta para conseguir a criança de volta.

Jean-Pierre Dardenne disse aos jornalistas mais tarde: "Rótulos nunca são uma coisa boa. É o mesmo problema para todos os cineastas que fazem obras de arte: é preciso ter cuidado para não cair num padrão repetitivo, e é isso que esperamos não fazer. Logo, o rótulo 'social' ou outros é alimento para a imprensa. Esses rótulos às vezes são práticos, mas espero que o filme vá além disso."

"Broken Flowers", de Jim Jarmusch, é um misto de comédia e drama no qual Bill Murray é um homem que procurar quatro antigas namoradas, uma das quais afirma que ele tem um filho que não conhece. "Aceito este prêmio em nome de todos os cineastas que seguem seus corações e criam filmes que interpretam sua visão", disse Jarmusch. "Somos todos partes da mesma família, e é uma honra ser incluído nela."

O diretor de "Shanghai Dreams", Wang Xiaoshuai, disse aos jornalistas que sábado era seu aniversário. "Este foi o melhor presente de aniversário que eu poderia receber", ele disse. "É uma grande honra estar aqui. Foi difícil fazer este filme, procurar o dinheiro, produzir o filme. O simples fato de estarmos aqui já é um grande ajuda para meu filme."

Vinte e um filmes participaram da competição, incluindo trabalhos de diretores que já são velhos favoritos em Cannes, como Gus Van Sant, Lars von Trier, Wim Wenders e David Cronenberg. O diretor bósnio Emir Kusturica dirigiu o júri de nove membros, que incluiu a atriz mexicana Salma Hayek e o ator espanhol Javier Bardem.

O prêmio Câmera de Ouro (melhor filme de um diretor estreante) foi dividido pela americana Miranda July, por "Me and You and Everyone We Know", e Vimukthi Jayasundara, do Sri Lanka, por "The Forsaken Land."

"Moartea Domnului Lazarescu" (A Morte do Sr. Lazarescu), do romeno Cristi Puiu, recebeu o prêmio da seção "Un Certain Regard", e "Me and You", de Miranda July, venceu a seção Semana da Crítica.

O prêmio Cinefondation e a Palma de Ouro de melhor curta foram dados a "Podorozhni", de Igor Strembitskyy. "Clara", de Van Sowerwine, recebeu uma menção especial.


14/05/2007
12/03/2007
02/05/2006
26/04/2006
20/04/2006