UOL CinemaUOL Cinema
UOL BUSCA
65o. Festival de Veneza - 2008

26/05/2006 - 12h26
Conheça dez filmes com chances de ganhar a Palma de Ouro em Cannes

CANNES (Reuters) - O Festival anual de Cinema de Cannes chega ao fim neste domingo com a cerimônia de entrega dos prêmios na Riviera Francesa.

Segue uma lista dos dez filmes vistos pela crítica como favoritos, entre os 20 que integram a competição oficial pela cobiçada Palma de Ouro.

Sempre é difícil adivinhar de antemão as tendências dos jurados de Cannes, de modo que nada garante que o eventual vencedor estará entre os dez longas apresentados na lista. Além disso, dois filmes da competição ainda não foram exibidos: "O Labirinto do Fauno", do diretor mexicano Guillermo del Toro, e "Buenos Aires 1977", do uruguaio Israel Adrián Caetano.

BABEL (México)

Um dos favoritos ao prêmio principal é o filme do mexicano Alejandro Gonzalez Iñarritu, que explora barreiras pessoais, culturais e nacionais. Estrelado por Brad Pitt e Cate Blanchett, traz três histórias interligadas que se passam em continentes diferentes.

CLIMATES (Turquia)

O cineasta turco Nuri Bilge Ceylan foi muito elogiado pela crítica pela trama contida de um casal, representado pelo próprio Ceylan e sua mulher, cujas emoções se espelham nas estações do ano.

DAYS OF GLORY (Argélia)

O diretor francês Rachid Bouchareb conta a história de "heróis esquecidos" -- muçulmanos das ex-colônias francesas que lutaram para defender a "pátria" francesa durante a 2a Guerra Mundial, sem nunca terem posto os pés em solo francês.

AS LUZES DA CIDADE (Finlândia)

O prolífico diretor finlandês Aki Kaurismaki completa sua trilogia chamada "dos perdedores" sobre marginalizados sociais, com uma história tragicômica sobre um homem sem amigos.

MARIA ANTONIETA (EUA)

Kirsten Dunst representa a malfadada rainha francesa na visão visualmente espetacular oferecida por Sofia Coppola sobre as intrigas da corte parisiense no século 18. Maria Antonieta é vista sob ótica simpática, e a trilha sonora tem rock "new romantic."

RED ROAD (Reino Unido)

A diretora britânica Andrea Arnold impressionou os críticos com sua história minimalista e intransigente sobre uma mulher atingida por uma tragédia e em busca de vingança. Boa parte da ação é vista através de câmeras de segurança.

IL CAIMANO (Itália)

Nanni Moretti apresenta uma sátira cinematográfica do ex-premiê italiano Silvio Berlusconi, representado no filme por três atores diferentes.

QUAND J'ÉTAI CHANTEUR (França)

Gérard Depardieu pode receber o prêmio de melhor ator pelo retrato que faz de um cantor solitário de salões de baile nesta história comovente de Xavier Giannoli, aplaudida em sua sessão para a imprensa.

THE WIND THAT SHAKES THE BARLEY (Reino Unido)

Ken Loach examina a luta da Irlanda pela independência da Grã-Bretanha em 1920, através da história de amigos que terminam em lados opostos do conflito.

VOLVER (Espanha)

Pedro Almodóvar volta a trabalhar com Penelope Cruz e Carmen Maura numa história agridoce de abuso, abandono e reconciliação. O filme é o favorito da crítica para a Palma de Ouro, e a performance de Cruz foi descrita como a melhor atuação de sua carreira.


04/05/2007
03/05/2007
02/05/2007
30/04/2007
27/04/2007
26/04/2007
25/04/2007
20/04/2007
19/04/2007