UOL CinemaUOL Cinema
UOL BUSCA
65o. Festival de Veneza - 2008

28/05/2006 - 19h07
SAIBA MAIS-Os vencedores de Cannes e o que eles disseram

CANNES, França (Reuters) - O filme do diretor britânico Ken Loach "The Wind That Shakes the Barley" ganhou a Palma de Ouro, em Cannes, neste domingo. A seguir, a lista dos vencedores dos principais prêmios e o que eles disseram:

PALMA DE OURO -- "The Wind That Shakes the Barley" (Reino Unido). O diretor Ken Loach: "As guerras que temos visto, as ocupações que temos visto ao redor do mundo, as pessoas não podem mais dar as costas para isso. O fato de que isso está se refletindo no cinema é muito importante para a saúde do cinema. É muito emocionante poder lidar com isso em filmes, e não somente ser um complemento para a pipoca. Acho que a tendência atual é excitante. Coloca o cinema no centro das nossas vidas. Acho que é brilhante."

GRAND PRIX -- "Flanders" (França). O diretor francês Bruno Dumont: "Estou muito emocionado. Mais do que isso, estou muito honrado. É um estímulo para os que sinceramente pensam em fazer cinema sem copiar o mainstream."

MELHOR DIRETOR -- "Babel" (México). O diretor mexicano Alejandro Gonzalez Inarritu: "É um sonho para mim. Um sonho que não posso acreditar que esteja acontecendo."

MELHOR ATOR -- "Days of Glory" (Argélia). O prêmio foi para o elenco masculino, incluindo Jamel Debbouze, Samy Naceri, Sami Bouajila, Roschdy Zem e Bernard Blancan. Debbouze: "Não temos esperança de mudar as coisas, mas é importante contar isso (a história)."

MELHOR ATRIZ -- "Volver" (Espanha). O prêmio foi para o elenco feminino, que inclui Penélope Cruz, Carmen Maura e Lola Duenas.

Cruz: "Este prêmio pertence de verdade a Pedro (Almodóvar). Você é o maior, o mais corajoso. Você coloca tanta mágica nas nossas vidas. Obrigado pelo o que você faz para as mulheres. Sempre sonhei em me tornar uma dessas mulheres. Obrigado. Eu te amo com todo o meu coração."

CÂMERA DE OURO -- "12.08 East of Bucharest" (Romênia). O diretor Corneliu Porumboiu: "Acho que há bons diretores jovens (na Romênia). Acho que há uma onda de novos diretores."

MELHOR ROTEIRO -- "Volver". Pedro Almodóvar: "(Fazendo este filme), estive acompanhado das minhas irmãs que me ajudaram a lembrar de tudo sobre a minha infância em La Mancha que eu havia esquecido."

PRÊMIO DO JÚRI -- "Red Road" (Reino Unido). A diretora Andrea Arnold: "Estou maravilhada de novo. Estou como um coelho sob as luzes."


04/05/2007
03/05/2007
02/05/2007
30/04/2007
27/04/2007
26/04/2007
25/04/2007
20/04/2007
19/04/2007