UOL CinemaUOL Cinema
UOL BUSCA
65o. Festival de Veneza - 2008

28/05/2006 - 17h58
Filme de Ken Loach sobre luta na Irlanda ganha prêmio em Cannes

Por Mike Collett-White e Kerstin Gehmlich

CANNES, França (Reuters) - O filme "The Wind That Shakes The Barley", do diretor britânico Ken Loach, sobre a luta pela independência da Irlanda em 1920, ganhou neste domingo a Palma de Ouro do Festival de Cannes.

Na categoria melhor diretor, o mexicano Alejandro González Inarritu venceu com "Babel", um retrato dramático de obstáculos pessoais, culturais e nacionais, estrelado por Brad Pitt e Cate Blanchett.

A Palma de Ouro, um dos prêmios mais importantes do cinema, ficou com um dos cineastas e ativistas sociais mais respeitados do Reino Unido. A escolha foi apropriada para um festival no qual os filmes políticos roubaram boa parte da atenção. O diretor de 69 anos afirmou à Reuters em entrevista recente que a luta irlandesa pela independência, contra um império que impunha a sua vontade sobre um povo estrangeiro, tinha paralelos com a ocupação a que atualmente o Iraque estava submetido.

O Grand Prix, o segundo lugar, foi dado a "Flanders", dirigido pelo francês Bruno Dumont. O longa é uma reflexão sobre a guerra e seus resultados, numa história sobre um jovem jornaleiro que é chamado a lutar em outro país.

Ainda que Dumont não dê detalhes sobre a causa do conflito, as imagens brutais de paisagens desérticas, tropas atacadas por atiradores árabes e execuções de soldados capturados são uma clara referência às guerras do Iraque e do Afeganistão.

A atuação feminina em "Volver", do diretor espanhol Pedro Almodóvar, que contou com Penélope Cruz e Carmen Maura, levou o prêmio de melhor atriz.

A categoria masculina também foi dividida. Ganhou o elenco de "Indigenes", traduzido em inglês para "Days of Glory", um filme sobre o papel das tropas do norte africano na defesa da França, durante a Segunda Guerra. O elenco do filme é composto por Jamel Debbouze, Samy Naceri e Sami Bouajila.

Almodóvar levou melhor roteiro com "Volver", um dos favoritos da crítica para ganhar a Palma de Ouro.

O prêmio do júri foi para a britânica Andrea Arnold e seu filme "Red Road", sobre uma mulher cujo emprego é monitorar as obscuras ruas de Glasgow através de câmeras de segurança instaladas a cada esquina.


04/05/2007
03/05/2007
02/05/2007
30/04/2007
27/04/2007
26/04/2007
25/04/2007
20/04/2007
19/04/2007