UOL CinemaUOL Cinema
UOL BUSCA
65o. Festival de Veneza - 2008

19/04/2007 - 11h01
Veteranos e novos talentos no 60º Festival de Cannes

Divulgação

Cena do filme Death Proof, de Quentin Tarantino

Cena do filme Death Proof, de Quentin Tarantino

Mais
Todos os selecionados
Dois filmes latinos marcam presença na mostra Un Certain Regard
Curta brasileiro será exibido
Thierry Frémaux, o todo-poderoso do festival
PARIS, 19 abr (AFP) - Os americanos Quentin Tarantino e Gus Van Sant, o chinês Wong Kar Wai e o sérvio Emir Kusturica figuram entre os diretores que concorrerão à Palma de Ouro do 60º Festival de Cannes, de 16 a 27 de maio, anunciaram os organizadores nesta quinta-feira.

No total, 22 filmes estão na mostra oficial competitiva. Metade dos diretores participarão pela primeira vez no prestigioso festival francês e terão como concorrentes grandes cineastas, entre eles alguns já premiados com a Palma de Ouro, como Kusturica, Van Sant, Tarantino e os irmãos Joel e Ethan Coen.

O chinês Wong Kar Wai, presidente do júri do festival no ano passado, terá a honra de apresentar o filme de abertura, "My Blueberry Night", que também concorre ao prêmio principal e conta com interpretações de Jude Law e da cantora americana Norah Jones, em sua estréia como atriz.

O russo Alexandre Sokurov também figura na seleção com sua obra mais recente, "Alexandra".

Tarantino, vencedor em 1994 com "Pulp Fiction", volta ao festival com "Death Proof" (Prova de Morte), uma das partes de "Grindhouse".

Kusturica, que já conquistou duas Palmas de Ouro, exibirá "Promise Me This".

Van Sant, que saiu aclamado do festival em 2003 com "Elefante", filme inspirado pelo massacre da escola Columbine, levará "Paranoid Park" a Cannes.

Joel e Ethan Coen, que este ano disputam com "No Country for Old Men", já foram premiados em Cannes com melhor direção por "O Homem que Não Estava Lá" (2001), "Fargo" (1996) e "Barton Fink-Delírios de Hollywood" (1991), que também levou a Palma de Ouro.

Vários jovens diretores figuram pela primeira vez na seleção, como a iraniana Marjane Satrapi, os franceses Christophe Honoré e Julian Schnabe, o alemão Fatih Akin, o sul-coreano Lee Chang-dong e o romeno Cristian Mungiu.

O único latino-americano presente na principal mostra de Cannes é o mexicano Carlos Reygadas, com o filme "Luz Silenciosa".

Os filmes "Calle Santa Fe", da chilena Carmen Castillo, e "El Baño del Papa", dos uruguaios Enrique Fernández e César Charlone, foram selecionadas para a segunda mostra oficial do Festival de Cannes, Un Certain Regard (Um Certo Olhar).

Interrogado sobre a escassa presença latino-americana nas mostras oficiais, o diretor artístico do festival, Thierry Frémaux, declarou que outros filmes do continente podem ser anunciados nos próximos dias.

Três diretores latino-americanos, o brasileiro Walter Salles, o mexicano Alejandro González Iñárritu e o chileno Raúl Ruiz, marcarão presença no filme coletivo produzido para celebrar os 60 anos do festival, que conta com a participação de 35 cineastas. Entre os grandes nomes da produção especial estão Roman Polanski, Lars Von Trier e Wim Wenders, entre outros.

"Para o aniversário, nós escolhemos uma mistura da herança com a modernidade, nomes conhecidos e sangue novo", disse Giles Jacob, presidente do festival, em uma entrevista coletiva.

O glamour do tapete vermelho estará garantido com as presenças de Brad Pitt, George Clooney, Julia Roberts, Catherine Zeta-Jones, Matt Damon, Al Pacino e Andy Garcia - todos aguardados para a pré-estréia de "Treze Homens e um Novo Segredo", de Steven Soderbergh, que será exibido fora de competição.

Outras estrelas presentes na Croisette serão o diretor Martin Scorsese, a atriz Jane Fonda, cujo pai Henry Fonda será homenageado, o vocalista do U2, Bono, e o ator mexicano Gael García Bernal, "embaixador" da mostra paralela Semana Internacional da Crítica.

Michael Moore, que ganhou a Palma de Ouro em 2004 com o documentário "Fahrenheit 9/11", retornará para exibir, fora de competição, "Sicko", sobre o sistema de saúde americano. O britânico Michael Winterbottom levará a Cannes "A Mighty Heart", sobre o assassinato do jornalista americano Daniel Pearl.

O júri desta edição será presidido pelo cineasta britânico Stephen Frears, diretor do recente "A Rainha". Entre os jurados estão as atrizes Maria de Medeiros e Maggie Cheung e o ator Michel Piccoli.
Mais
Veja a lista de todos os concorrentes


04/05/2007
03/05/2007
02/05/2007
30/04/2007
27/04/2007
26/04/2007
25/04/2007
20/04/2007
19/04/2007