UOL CinemaUOL Cinema
UOL BUSCA
65o. Festival de Veneza - 2008

20/05/2007 - 14h30
Diretores de Cannes falam sobre passado e futuro do cinema

AFP

Diretores que participaram do filme 'Chacun son Cinema' posam para foto, neste domingo (20)

Diretores que participaram do filme 'Chacun son Cinema' posam para foto, neste domingo (20)

Por Bob Tourtellotte

CANNES (Reuters) - Diretores renomados, como Roman Polanski, Nanni Moretti, os irmãos Coen e Jane Campion, estão em um filme sobre a história e o futuro do cinema feito em homenagem aos 60 anos do Festival de Cannes.

"Chacun son Cinema" (Para cada um o seu próprio Cinema) traz 35 diretores, que receberam três minutos cada para fazer um pequeno filme sobre o cinema.

Alguns filmes levaram platéias às lágrimas, outros provocaram risos. Alguns apresentam visões políticas e outros falam de amor.

Em geral, o filme dá uma idéia das inspirações de cada diretor e de como eles classificam o principal festival do mundo, na Riviera Francesa. Em alguns casos, falam das ameaças ao cinema.

"A lição é realmente sobre a possibilidade de ver o cinema como uma aventura coletiva", disse a repórteres o diretor brasileiro Walter Salles sobre seu filme curto, que mostra dois homens em uma vila sul-americana cogitando se verão o filme da Nova Onda Francesa "400 Blows".

A parte de Polanski é humorística. Mostra um casal vendo um filme erótico em uma sala escura e reclamando de um homem atrás, que está gemendo. O que eles não sabiam é que o homem havia caído da parte superior do cinema e havia machucado as costas. Campion, da Nova Zelândia, fez "The Lady Bug", sobre uma inseta incompreendida que quer apresentar uma dança no palco, mas acaba sendo esmagada pelo faxineiro, que a considera um incômodo.

MAIS DIRETORAS

Em entrevista coletiva depois da apresentação do filme, com participação de mais de 30 dos diretores, Campion foi questionada sobre o fato de ser a única mulher no palco.

Ele disse que é "triste" não haver mais chance para diretoras, mas afirmou que muitos diretores também sentem isso.

"Acho que o aspecto feminino é muito forte e importante para a humanidade", disse Campion.

Os diretores Joel e Ethan Coen apresentaram a parte "World Cinema", em que um caubói norte-americano entra em um cinema de filmes de arte e vê uma fita turca.

No final, ele gosta do filme e quer debater com um funcionário de aspecto boêmio.

O italiano Moretti fala sobre uma lista de filmes que o tornaram amante do cinema e depois brinca, dizendo que seu filho pode querer ver algo de Hollywood em vez de seus próprios filmes, como "The Son's Room", que ganhou a Palma de Ouro, prêmio principal de Cannes, em 2001.

Os diretores Atom Egoyan e David Cronenberg fazem previsões sombrias sobre uma forma de arte que já morreu, ou está morrendo, por causa do uso de telefones celulares, câmeras de vídeo e pela influência da televisão.

O filme de Egoyan provocou um debate na entrevista coletiva entre ele e Polanski, que argumentou que novas tecnologias ameaçam o cinema há muito tempo, mas mesmo assim os diretores adaptam-se com novas formas.

"Eu me lembro do mesmo tipo de debate quando surgiram fitas e cassetes", disse Polanski.

Egoyan disse que foi influenciado por filmes de Polanski a fazer cinema e que, "por um público jovem, agora, (seus filmes) seriam vistos em uma tela pequena e não seriam os mesmos."


17/07/2009
25/05/2009
24/05/2009
22/05/2009
21/05/2009
20/05/2009
19/05/2009