UOL Entretenimento Cinema
 

Festival de Cannes 2010

Edições Anteriores

2008 2007 2006 2005
20/05/2008 - 13h47

Direto da Croisette: Organização espartana e samba brasileiro não se contradizem em Cannes

THIAGO STIVALETTI

Colaboração para o UOL, em Cannes
· Não dá pra negar: a organização do Festival de Cannes é impecável. As sessões são pontuais para não atrasar o resto da programação; a entrada nas sessões dos jornalistas divididos por hierarquia - representada pela cor do crachá, que vai de azul a branco -funciona bem, salvo um ou outro caso; e os seguranças não abrem exceção a ninguém com relação a atrasos e outras demandas.

·Nas coletivas de imprensa, por exemplo, nem as equipes de filmes muito badalados, como "Indiana Jones" (Spielberg, Harrison Ford, Cate Blanchett) ou "Kung Fu Panda" (Angelina Jolie, Dustin Hoffman, Jack Black) chegam com mais de cinco minutos de atraso.

·Quem sofre com essa organização rígida são os jornalistas brasileiros, que muitas vezes não conseguem dar seu "jeitinho" para entrar em uma sessão se chegaram com um minuto que seja de atraso.

·O único atraso registrado até agora foi ontem, na sessão para a imprensa de "Two Lovers" (Dois Amantes), de James Gray: meia hora, por conta de um obscuro atraso na entrada do público do longa anterior.

·A programação dos filmes da competição sofre variações: há dias em que apenas um filme é exibido; há outros em que três filmes se embolam. Hoje, por exemplo, um dos competidores - o húngaro "Delta", de Kornel Mundruczo - foi ignorado pela imprensa porque sua única sessão acontecia no mesmo horário da coletiva de Clint Eastwood. E a entrevista coletiva coincidia com a sessão do filme de Maradona, fora de competição.

·Ontem à noite, aconteceu a grande festa do cinema brasileiro em uma tenda da Croisette, realizada pela Cinema do Brasil, responsável pelo estande do país no Mercado dos Filmes, e a organização do Festival de Roma. O convidado estrangeiro mais badalado foi o francês Vincent Cassel, que acaba de filmar "À Deriva" com o brasileiro Heitor Dhalia em Búzios.

·Foi na festa que se encontraram Rodrigo Santoro, os meninos do elenco de "Linha de Passe", Matheus Nachtergaele e os atores de seu filme "A Festa da Menina Morta", que tinha acabado de aportar em Cannes: Daniel de Oliveira - que veio acompanhado da namorada, Vanessa Giacomo -, Juliano Cazarre e o fotógrafo Lula Carvalho.


· Todo mundo quer pegar carona no sucesso de midia e mercado de Cannes. Até Jean-Claude Van Damme (47 anos) esteve aqui por esses dias para divulgar seu novo filme "J.C.V.D." - pra quem não pegou, a sigla é do próprio nome do astro. O astro posou para os fotógrafos na areia da praia fazendo seus velhos golpes de kung fu. O filme estreia dia 21 de julho no Brasil.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host