UOL CinemaUOL Cinema
UOL BUSCA
65o. Festival de Veneza - 2008

26/05/2008 - 15h17

Dennis Hopper representa a morte em novo filme de Wim Wenders

Por Mike Collett-White


CANNES (Reuters) - A morte é uma presença pesada que se faz sentir no novo filme do diretor alemão Wim Wenders, "Palermo Shooting", estrelado pelo norte-americano Dennis Hopper.


Hopper representa a figura encapuzada da morte que espreita o protagonista -- um fotógrafo famoso que procura respostas às perguntas fundamentais da vida durante viagem à cidade italiana de Palermo para fazer uma sessão de fotos de moda.

O filme fez sua estréia no final de semana durante o Festival de Cinema de Cannes, que terminou no domingo.


"Eu estava numa cidadezinha da Sicília, na Itália, e ao abrir os jornais pela manhã me disseram que (o diretor sueco) Ingrid Bergman tinha morrido", Wenders contou a jornalistas.


Ele recordou que na manhã seguinte em Gangi, cidadezinha próxima a Palermo, onde foi rodada boa parte do filme, um policial lhe contou que o cineasta italiano Michelangelo Antonioni também morrera.


Antonioni e Bergman morreram no dia 30 de julho de 2007.


"Escrevi em meu caderno naquela manhã: 'este filme só pode ser dedicado àqueles dois"', acrescentou Wenders, cujo filme dividiu a crítica depois de ser exibido para a imprensa em Cannes.


Conhecido sobretudo por seus personagens malucos ou malévolos, Hopper disse que está conformado com sua imagem.


"Acho que é apropriado para a morte e para Dennis Hopper dizerem 'por que sempre me escolhem para o papel do vilão?"', disse Hopper, fazendo referência a uma fala em "Palermo Shooting".


O personagem principal do filme, Finn, é representado por Campino, vocalista da banda alemã Die Toten Hosen -- uma escolha apropriada para um filme em que se ouve rock do começo ao fim e no qual o músico Lou Reed faz uma ponta.


Finn vive uma vida agitada na Alemanha, mas sonhos perturbadores invadem seu sono e o deixam cada vez mais exausto.


Além de questões não resolvidas relativas a sua mãe, que já morreu, Finn corre o risco de macular seu sucesso profissional como fotógrafo de arte conceitual, desperdiçando tempo com sessões de fotos de moda.


A mudança para Palermo e Gangi lhe dá a chance de um novo começo, e as cores quentes do Mediterrâneo formam um contraste com a paisagem fria e sem vida de Duesseldorf.


Ao mesmo tempo em que a perspectiva de um novo amor o anima, Finn é assombrado por visões de um homem misterioso que quase o acaba matando em duas ocasiões.


Wim Wenders recebeu a Palma de Ouro em 1984 por "Paris, Texas", mas muitos críticos duvidaram que ele pudesse repetir o feito em 2008, argumentando que o ponto fraco de "Palermo Shooting" é seu roteiro.


Ecoando as dúvidas de Finn quanto à fotografia de arte e de moda, Dennis Hopper foi indagado se se sente à vontade fazendo filmes independentes, como o de Wenders, e ao mesmo tempo aparecendo em comerciais nos Estados Unidos.


"A verdade é que tenho uma família que precisa ser sustentada, e fazer comerciais é uma maneira lucrativa de garantir isso", disse o ator.


"Atuar me permitiu continuar a fazer fotos e a pintar. Atuar me permitiu viver uma vida cultural."