UOL Entretenimento Cinema
 
21/05/2009 - 19h50

Sessão de gala de "À Deriva" termina com mais de cinco minutos de aplausos

THIAGO STIVALETTI
Colaboração para o UOL, de Cannes
Terminou com mais de cinco minutos de aplausos a sessão de gala do filme "À Deriva", do brasileiro Heitor Dhalia, que compete na mostra Um Certo Olhar do 62º Festival de Cannes. A sessão, que aconteceu na noite desta quinta (21), era formada em boa parte por convidados da equipe e jornalistas. As atrizes Debora Bloch e a estreante de 16 anos Laura Neiva, protagonista do filme, choraram bastante emocionadas.
  • Reprodução

    Laura Neiva e Vincent Cassel em cena do filme "À Deriva", de Heitor Dhalia

Antes da projeção, subiram ao palco Dhalia, os atores Vincent Cassel, Debora Bloch, Cauã Reymond e Laura Neiva. O francês Cassel foi o primeiro a falar, em português. "Boa noite, eu sou Vicente Cassel, ator 'franco-brasileiro'. Estou aqui para defender esse maravilhoso cinema brasileiro. Algo de importante está acontecendo lá", disse o ator, que também fala português no filme.
Dhalia disse que era uma grande honra estar em Cannes e dedicou a sessão à atriz Laura Neiva. Debora Bloch falou em francês com a plateia: "Espero do fundo do meu coração que vocês fiquem tocados pelo filme como nós ficamos durante as filmagens".

Terceiro filme de Heitor Dhalia (de "O Cheiro do Ralo" e "Nina"), "À Deriva" é uma coprodução internacional entre O2 Filmes, de Fernando Meirelles, e a Focus Features (braço independente da Universal). O drama intimista conta a história de Filipa (Laura Neiva), uma adolescente que passa o verão em Búzios com os irmãos e os pais, que vivem uma crise no casamento. Ela vive seus primeiros amores e é forçada a amadurecer quando descobre o relacionamento do pai (Cassel) com outra mulher (Camila Belle, de "10.000 AC").

"À Deriva" é amparado por uma bela fotografia, que dá um tom de memória e nostalgia ao filme, como se a história fosse contada por uma Filipa já mais velha, muitos anos depois, mas sem apelar ao recurso banal do flashback. Além do visual bonito, outro grande atrativo do filme é a atuação de Deborah Bloch, atriz pouco aproveitada no cinema, que tem seu melhor papel desde "A Ostra e o Vento" (1997), de Walter Lima Jr. Laura Neiva, que foi descoberta no site de relacionamentos Orkut, mostra segurança em seu primeiro papel no cinema e sua boa atuação deve render convites para novos trabalhos. "À Deriva" tem estreia no Brasil prevista para o dia 31 de julho.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host