! Cineasta russo se diz "surpreso" com seleção de seu filme em Cannes - 12/05/2010 -
UOL Entretenimento Cinema
 

Festival de Cannes 2010

Edições Anteriores

2008 2007 2006 2005
12/05/2010 - 17h20

Cineasta russo se diz "surpreso" com seleção de seu filme em Cannes

  • O cineasta russo Nikita Mikhalkov participa de conferência em Moscou (12/05/2010)

    O cineasta russo Nikita Mikhalkov participa de conferência em Moscou (12/05/2010)

Moscou, 12 mai (EFE).- O cineasta russo Nikita Mikhalkov se mostrou hoje "surpreso" com a seleção de seu filme "Utomlyonnye solntsem 2" ("Queimados pelo Sol 2", na tradução livre) para a seção oficial do Festival de Cannes. "Para mim foi uma surpresa o filme ter entrado na competição em Cannes. Estou convencido de que o filme fará sucesso. Há coisas que precisam ser repensadas", disse Mikhalkov em entrevista coletiva, segundo agências russas.

O diretor reconheceu que "era excepcionalmente importante que o filme ficasse entre os 15 do concurso do festival mais importante do mundo".
Mikhalkov disse ter tentado fazer um filme clássico sobre a Segunda Guerra Mundial, em uma época "na qual se perdeu o grande estilo e do cinema autoral".

O diretor russo respondeu aos críticos de cinema de seu país, que foram muito duros tanto com seu filme quanto com as tentativas de Mijalkov de tentar ensinar sobre a história da Rússia. "Para mim a crítica de cinema morreu e está enterrada", disse.

Mikhalkov acusou os críticos de dedicarem suas energias aos ataques pessoais contra ele, por sua privilegiada relação com o Kremlin, e também contra seu pai, Serguei Mikhalkov, autor do hino soviético e russo. O diretor negou que o filme seja uma ode a Stalin, ao assegurar que "Queimados pelo Sol 2" é uma crítica contra práticas stalinistas.

Apesar da grande divulgação e de sua estreia no Kremlin, o filme arrecadou apenas US$ 7 milhões em suas primeiras quatro semanas de exibição, um valor baixo para uma produção que custou US$ 55 milhões.

Mikhalkov confessou ter se encorajado a filmar a segunda parte do filme depois de ver "O Resgate do Soldado Ryan", de Steven Spielberg, na qual todos os méritos da vitória na Segunda Guerra Mundial são atribuídos aos americanos. O cineasta assegura que menosprezar o papel da União Soviética na vitória sobre a Alemanha nazista é "injusto".

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host