UOL Entretenimento Cinema
 

Festival de Cannes 2010

Edições Anteriores

2008 2007 2006 2005
15/05/2010 - 11h54

"Minha relação com a morte continua a mesma: sou radicalmente contra", diz Woody Allen sobre novo filme

THIAGO STIVALETTI
Colaboração para o UOL, de Cannes
  • A atriz Lucy Punch, o diretor Woody Allen e a atriz Naomi Watts posam na sessão de fotos do filme You will meet a tall dark stranger (15/05/2010)

    A atriz Lucy Punch, o diretor Woody Allen e a atriz Naomi Watts posam na sessão de fotos do filme "You will meet a tall dark stranger" (15/05/2010)

A morte virou um dos grandes temas deste início de festival em Cannes. Depois do português Manoel de Oliveira e sua história de fantasma em “O Estranho Caso de Angélica”, veio a cópia restaurada do “Leopardo” (1963), de Visconti, sobre o fim de um príncipe e de toda uma era. Hoje, foi a vez de Woody Allen com seu novo filme, “You Will Meet a Tall Dark Stranger” ("Você vai encontrar um moreno alto", em tradução livre), rodado em Londres e com uma constelação no elenco: Anthony Hopkins, Naomi Watts, Antonio Banderas, Josh Brolin e Frieda Pinto (a mocinha indiana de “Quem Quer Ser um Milionário?”).

Esse estranho do título é ambíguo: pode ser um moreno alto, bonito e sensual (o encontro com o amor) ou aquele senhor da foice que ninguém quer encontrar (a morte). Na coletiva de imprensa, o UOL Cinema perguntou a Allen: como anda sua relação com a morte? Ele lançou uma de suas grandes tiradas: “Minha relação com a morte continua a mesma: sou radicalmente contra”, respondeu, arrancando risos e aplausos. Gostaria de chegar aos 101 anos, como Manoel (de Oliveira)? “Não, de jeito nenhum. Pelo menos não babando e doente num hospital. Mas se for para chegar como Manoel, cheio de saúde, claro que sim”.

Não envelheçam

Hoje com 74 anos, Allen não esconde de ninguém que odeia a velhice – durante a entrevista, ele não conseguia se lembrar de alguns nomes de personagens e atores com quem trabalhou em outros filmes e culpou-a pela perda da memória. “Envelhecer é um péssimo negócio. Você não fica mais sábio, nem mais amável, nada. Aconselho vocês a não fazerem isso”, brincou. “É muito melhor ser jovem e conquistar a garota. Vocês não sabem como é frustrante fazer todos esses filmes com Scarlet Johansson e Naomi Watts e não poder beijá-las. Os atores olham pra trás das câmeras e comentam: tá vendo aquele velhinho ali? É o diretor.”

Assim como em “Poderosa Afrodite” e “Tudo Pode Dar Certo”, em cartaz no Brasil, “You Will Meet a Tall Dark Stranger” traz um homem de mais de 60 (Anthony Hopkins) que se apaixona por uma moça bem mais jovem, uma garota de programa (Lucy Punch). Sua ex-mulher (Gemma Jones) consulta o tempo todo uma clarividente que lhe diz coisas sobre o futuro. A filha (Naomi Watts) vive um casamento instável com um escritor frustrado (Josh Brolin) e começa a se envolver com seu chefe, um marchand de arte (Antonio Banderas).

O medo da morte, o plágio de uma obra, os casais que se juntam e se separam, um toque de misticismo ou magia – todos os elementos da filmografia de Woody Allen estão lá, condensados de uma nova maneira e sempre interessantes.

Filme-terapia

Naomi Watts arrumou uma boa maneira de dizer que aprendeu muito com Woody Allen no set: “Eu deveria ter pago você por ter sido meu terapeuta durante esse trabalho”, disse a ele.

Josh Brolin já havia feito uma participação em “Melinda e Melinda”, mas Allen decidiu chamá-lo de novo depois de vê-lo como George W. Bush em “W”, que o diretor considera uma das melhores performances que já viu no cinema. “Woody não fala muito no set, e isso pode ser assustador. Uma expressão de decepção no rosto dele e já ficamos aterrorizados. Acho que preferia que ele gritasse comigo”, brincou.
 

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host