UOL Entretenimento Cinema
 

Festival de Cannes 2010

Edições Anteriores

2008 2007 2006 2005
15/05/2010 - 13h32

Para Mike Leigh, governo conservador pode estimular nova onda no cinema britânico

THIAGO STIVALETTI
Colaboração para o UOL, de Cannes
  • Os atores britânicos Jim Broadbent (esq.), Lesley Manville (centro) e Ruth Sheen (à dir.) posam com o diretor Mike Leigh (de bege), para a divulgação do filme Another Year (15/05/2010)

    Os atores britânicos Jim Broadbent (esq.), Lesley Manville (centro) e Ruth Sheen (à dir.) posam com o diretor Mike Leigh (de bege), para a divulgação do filme "Another Year" (15/05/2010)

Diretor de “O Segredo de Vera Drake” e “Segredos e Mentiras”, Palma de Ouro em 1996, o britânico Mike Leigh entrou hoje na competição de Cannes com “Another Year” ("mais um ano"), um drama sobre as relações de um casal de classe média no Reino Unido e as pessoas à sua volta (a amiga solteirona, o amigo gordo e beberrão, o filho que começa uma nova relação).

Um repórter lembrou que o regime conservador nos anos 80 no Reino Unido, sob o comando da dama de ferro Margareth Tatcher, acabou sendo um período fértil esteticamente para o cinema inglês, com filmes notáveis do próprio Leigh, Ken Loach, Stephen Frears e Alan Parker. E perguntou se a recente vitória do partido conservador no Parlamento, que pôs fim a 13 anos de domínio do partido trabalhista no poder, teria o mesmo efeito no cinema do pais.

“Se você comparar a raiva que a situação daquela época gerou nos artistas e a raiva que os artistas usam para criar, acho que podemos viver essa nova fase”, declarou.

Em “Another Year”, Leigh retoma o seu método de ensaios exaustivos para filmar um drama que se passa na maior parte do tempo na casa do casal de meia-idade (Jim Broadbent e Ruth Sheen). Sua fórmula se repete aqui mais uma vez, mas sem o brilho de filmes como “Naked” e “Segredos e Mentiras”. No teatro, talvez esses novos personagens ganhassem mais força em seu retrato dos conflitos do dia-a-dia.

 

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host