UOL Entretenimento Cinema
 

Festival de Cannes 2010

Edições Anteriores

2008 2007 2006 2005
16/05/2010 - 21h18

"A violência é um prato que estou sempre pronto para preparar", diz Takeshi Kitano

THIAGO STIVALETTI
Colaboração para o UOL, de Cannes

O japonês Takeshi Kitano, vencedor do Leão de Ouro em Veneza com “Hana-Bi – Fogos de Artifício” (1997), entrou neste domingo na Competição de Cannes com “Outrage”. É seu retorno aos filmes de gângster em torno da Yakuza, a máfia japonesa, gênero que nãofilmava desde “Brother – A Máfia Japonesa em Los Angeles” (2000).

“Me sinto confiante em filmar a violência, é um prato que estou sempre pronto para preparar. Quando faço isso, é com a intenção de fazer a plateia sofrer de verdade. Nunca filmei e jamais vou filmar a violência como se fosse um videogame”, declarou.

Kitano protagoniza mesmo cenas muito cruéis, como aquela em que seu personagem se vinga de um chefão da máfia surpreendido na cadeira do dentista, massacrando sua boca com a broca e espirrando sangue pra todo o lado. Mas a violência não esconde que o diretor está apenas se repetindo, e mal – “Outrage” tem uma direção preguiçosa, personagens caricatos e um enredo como o próprio cineasta já desenvolveu melhor em outras obras. Só está na competição de Cannes pelo grande currículo do cineasta.
 

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host