! "La Nostra Vita" mostra mudanças na Itália a partir de uma família - 20/05/2010 -
UOL Entretenimento Cinema
 

Festival de Cannes 2010

Edições Anteriores

2008 2007 2006 2005
20/05/2010 - 11h45

"La Nostra Vita" mostra mudanças na Itália a partir de uma família

  • Os atores Isabella Ragonese e Elio Germano posam para foto em divulgação de ''La Nostra Vita'' em Cannes (20/05/2010)

    Os atores Isabella Ragonese e Elio Germano posam para foto em divulgação de ''La Nostra Vita'' em Cannes (20/05/2010)

Cannes (França) - A Itália chegou hoje a Cannes com seu único filme na competição oficial: "La Nostra Vita", um retrato social singelo dirigido por Daniele Luchetti. O filme quer mostrar as mudanças que aconteceram na Itália nos últimos anos através da vida de uma família. Para o diretor a mudança aconteceu especialmente nas grandes cidades como Roma, em que os arredores têm um ritmo muito diferente.

Luchetti explicou que decidiu rodar o longa após ver um documentário sobre a construção destes bairros novos na localidade de Ostra, a 20 quilômetros da capital italiana. "Antes a vida girava em torno da praça de uma cidade e agora o ponto de encontro é o centro comercial, o lugar em que se cria 'uma ilusão de viver como todos os outros'", explica o diretor.

"La Nostra Vita" conta a história de Claudio, um operário de família tradicional, casado, com dois filhos e uma mulher que adora e que está a ponto de dar à luz.

A morte da esposa durante o parto do terceiro filho o obriga a mudar sua forma de ver a vida, de ser pai e mesmo de lidar com as pessoas que o rodeiam. Um filme em que a história pessoal do protagonista - Elio Germano - se une aos problemas trabalhistas, à integração ou não integração dos imigrantes, a crise econômica e as relações familiares tradicionais.

Um estilo próximo ao documentário em alguns momentos, atores que defendem com vontade seus papéis e histórias secundárias que poderiam ter tido mais destaque são alguns dos elementos deste filme do diretor de "Meu Irmão é Filho Único" (2007).

"La Nostra Vita" é centrado nas emoções dos personagens e apesar do tom por vezes bairrista da história, "pode entender todo mundo" como explica o diretor para quem se tratam de situações universais. "Nossos melhores filmes são os que focam nos personagens", disse Luchetti em referência ao cinema italiano, do que destacou como exemplo "Ladrões de Bicicleta" (1948), de Vittorio de Sica.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host