UOL Entretenimento Cinema
 

Festival de Cannes 2010

Edições Anteriores

2008 2007 2006 2005
21/05/2010 - 11h59

Ator francês Louis Garrel estreia como diretor e diz que sonha trabalhar com Almodóvar

THIAGO STIVALETTI
Colaboração para o UOL de Cannes
  • O ator francês Louis Garrel prestigia pré-estreia de filme no Festival de Cannes, em 18 de maio de 2010

    O ator francês Louis Garrel prestigia pré-estreia de filme no Festival de Cannes, em 18 de maio de 2010

Era pra ser uma sessão vazia de curtas-metragens numa mostra paralela do Festival de Cannes, mas a sala lotou. O motivo: o diretor de um dos filmes era o belo Louis Garrel, a maior estrela do cinema francês atual, de filmes como “Os Sonhadores”, de Bernardo Bertolucci, e o francês “Canções de Amor”.

Tímido e desajeitado, o contrário da figura sedutora dos filmes, Garrel subiu ao palco da Quinzena dos Realizadores para apresentar o média-metragem “Petit Tailleur” (o pequeno alfaiate), um charmoso e nostálgico filme em preto-e-branco de 45 minutos que faz uma bela homenagem à Nouvelle Vague. O filme mostra um alfaiate que se apaixona por uma bela atriz de teatro e pensa em largar tudo por ela, abandonando assim o velho alfaiate que lhe ensinou todo o ofício. Seu protagonista (Arthur Igual) é a cara de François Truffaut. A atriz do filme é vivida por Léa Seydoux, de “A Bela Junie”.

“É a história de um feliz desencontro, como são todos os amores. Filmei em preto-e-branco para criar um clima de conto de fadas. E porque Truffaut dizia que as pessoas estão cansadas de ver cores na TV de casa, esperam outra coisa do cinema”, disse em entrevista depois do filme.

Filho do cineasta Philippe Garrel, de “Amantes Constantes” e “A Fronteira da Alvorada”, ele ainda tem dúvidas se quer se tornar um diretor em tempo integral. “Ainda tenho medo de dirigir filmes. Não gosto da idéia de escrever um roteiro sozinho, é um processo de grupo, ainda preciso encontrar as pessoas certas”, confessa. Que tipo de filme gostaria de fazer? “Um melodrama, uma história de amor profundo e morte. Já me ofereci várias vezes para trabalhar com Almodóvar, mas ele só trabalha com atores espanhóis, seu estilo é esse”.

Enquanto Almodóvar não quer saber de Garrel, ele fará o mais ousado papel de sua carreira: um rapaz que quer trocar de sexo a qualquer preço, convencido de que nasceu no corpo errado, e tenta convencer sua namorada a fazer o mesmo, no filme “Lawrence Anyways”. O diretor é seu amigo canadense Xavier Dolan, de 21 anos, diretor de “Eu Matei Minha Mãe” e “Os Amores Imaginários”, exibido este ano em Cannes, no qual Garrel faz uma participação especial como o muso que despedaça os corações à sua volta.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host