UOL Entretenimento Cinema
 
25/09/2010 - 07h00

"José & Pilar" tem momentos banais e reveladores de Saramago

CARLOS HELÍ DE ALMEIDA
Colaboração para o UOL
  • Cena do documentário José & Pilar

    Cena do documentário "José & Pilar"

Já se esperava que convencer o sempre reservado José Saramago, escritor português falecido em junho passado aos 87 anos, a exibir-se para um câmera de cinema seria difícil. Só não dava para imaginar que, tão difícil quanto, seria minar a resistência de sua última mulher, a jornalista espanhola Pilar Del Rio a concordar com as filmagens para “José & Pilar”, documentário sobre o cotidiano do ganhador por Nobel de Literatura de 1998.

“A troca de e-mails e telefonemas durou uns seis meses. Venci pela insistência”, conta o diretor Miguel Gonçalves Mendes, que veio acompanhar a exibição do documentário no Festival do Rio. A seu lado, Pilar, que virou escudo protetor de Saramago desde que se casaram há 24 anos, minimiza o excesso de zelo. “O Miguel queria fazer um filme sobre o meu relacionamento com o José, e eu achava que, se um filme fosse feito, o foco deveria ser somente ele, e não nós. Mas ele acabou nos convencendo por sua sinceridade. E também por sua insistência. Mas ele insistiu de forma educada. Ele foi um chato educado”, ri a jornalista de 60 anos.

Mesmo com o sinal verde, ainda foi preciso conquistar a confiança do casal. Mendes gravou entrevistas com Saramago e o flagrou em muitos eventos públicos, como conferências, homenagens e lançamento de livros, antes de conseguir acesso total à intimidade dos dois. A combinação de dedicação, paciência e respeito pelos biografados resultou em mais de 230 horas de material filmado, condensado em um longa-metragem de pouco mais de duas horas de duração – o primeiro corte tinha seis horas.

Os momentos mais reveladores são, na verdade, os mais banais: Saramago assistindo a um desenho animado na sala de casa, o sono solto do escritor durante uma conferência sobre a obra de Goya, as declarações de amor à mulher. “Nós não nos preparamos para as filmagens, não estávamos maquiados, nada disso. Ficamos à disposição da câmera do Miguel. Ele esteve presente até nos momentos mais complicados da saúde do José. É, portanto, um filme que destila a verdade de um homem”, define Pilar.

O diretor lamenta que muita coisa tenha ficado de fora da edição final. Uma delas é a situação preferida de Pilar: uma encenação de uma comemoração de Ano Novo em pleno mês de junho, que ganharia fogos de artifício na pós-produção. “O José está lá nos jardins lá de casa, olhando a noite estrelada e falando em explosões pirotécnicas quando, de repente, os habitantes da cidade começam a soltar rojões, em função de um festejo local. Ficou lindo, mas o Miguel resolveu tirar. Isso eu jamais perdoarei!”, diz Pilar, caprichando na falsa indignação.

É bem provável que essa e outras sequências preciosas sobrevivam como extras de um futuro DVD. Mendes também tem esperanças de conseguir convencer as grandes emissoras de TV a transformar a primeira versão do documentário, de 6 horas, que “Almodóvar, coprodutor do projeto, adorou”, como lembra Pilar, em uma minissérie.

Um outro subproduto, no entanto, já está a caminho: as 8 horas de entrevistas com Saramago para o filme foram transcritas e serão publicadas brevemente em forma de livro. “Lá no início, pensei em fazer um documentário mais tradicional, alimentado por entrevistas com ele. Depois revolvi por uma abordagem mais subjetiva e poética. Mas nesse meio tempo, gravei muitas e longas entrevistas com ele. É um material precioso, que não pretendo desperdiçar”, avisa o diretor.

“José & Pilar” tem suas primeiras sessões públicas no Festival do Rio neste sábado (25) às 14h30 e às 19h no Espaço de Cinema 1. O filme estreia no circuito brasileiro em 5 de novembro.

José & Pilar (Portugal/Brasil/Espanha), de Miguel Gonçalves Mendes
Sábado - 25/09/2010 - Espaço de Cinema 1 - 14:30
Sábado - 25/09/2010 - Espaço de Cinema 1 - 19:00
Terça - 28/09/2010 - Estação Ipanema 2 - 15:20
Terça - 28/09/2010 - Estação Ipanema 2 - 19:40
Domingo - 03/10/2010 - Cine Glória - 18:00

Siga UOL Cinema

Sites e Revistas

Arquivo

Hospedagem: UOL Host