UOL Entretenimento Cinema
 
04/10/2010 - 07h00

Mostra resgata trajetória de grandes nomes do cinema mundial

CARLOS HELÍ DE ALMEIDA
Colaboração para o UOL, do Rio
  • O diretor Roman Polanski é um dos retratados nos documentários do ciclo Filme Doc

    O diretor Roman Polanski é um dos retratados nos documentários do ciclo Filme Doc

Na reta final do Festival do Rio, que termina nessa quinta-feira (7), ainda é possível checar a maior parte da mostra Filme Doc, com títulos que resgatam a trajetória de grandes nomes do cinema mundial. Do ator americano e ícone gay Rock Hudson ao diretor tcheco Milos Forman, passando pelo mestre do cinema testosterona Sam Peckinpah, o ciclo oferece novas chances de o cinéfilo a aprofundar seus conhecimentos e sua admiração por seus artistas preferidos.

Homenageado pelo festival como uma exposição de fotos e cartazes de seus trabalhos, o diretor franco-polonês Roman Polanski é retratado em dois documentários. Se “Polanski”, do brasileiro Alê Pinheiro, que abriu o evento audiovisual sobre o diretor sábado, dia 25, repassava a carreira do autor de “O Bebê de Rosemary” a partir de uma longa entrevista com o diretor e depoimentos de outros realizadores, “Polanski: Procurado e Desejado”, de Marina Zenovich, examina o julgamento que marcaria de forma definitiva a sua vida.

Pouco mais de 30 anos atrás, Polanski fugiu dos Estados Unidos para evitar a condenação por abuso sexual de uma menor de idade. O filme de Zenovich, que ainda tem sessões amanhã (5), no Estação Vivo Gávea 1, às 16h e 22h30, revisita o escândalo, entrevistando figuras que serviram de peça-chave no tribunal. A diretora toma como ponto de partida suspeitas de má conduta do juiz que presidiu o caso, Laurence J. Rittenband, que teria manipulado o sistema judiciário americano para conseguir a condenação do diretor.

Embora já tenha sido tema de outros documentários, o diretor tcheco Milos Forman e sua conturbada trajetória de vida continuam inspirando outros realizadores. “Milos Forman: O Que Não Mata...”, de Miloslav Smidmajer, debruça-se sobre detalhes pouco conhecidos da vida pessoal do cineasta premiado com o Oscar (por “O Estranho no Ninho”) e analisa como esses eventos afetaram seu trabalho e como se refletem em seus filmes. O documentário tem projeções amanhã (5), às 18h, no Oi Futuro de Ipanema, na quarta (6), às 15h30 e 19h30, no Estação Botafogo 3, e na quinta (7), às 20h, no Cine Glória.

“O Que Não Mata...” é uma história de superação em formato documental. Aqui, o percurso do diretor que ficou órfão durante a Segunda Guerra Mundial e foi obrigado a deixar os filhos no país natal e fugir para os Estados Unidos é recontado por familiares, amigos e artistas que trabalharam com o ganhador do Oscar (com “O Estranho no Ninho”), como os atores F. Murray Abraham, Annete Bening, Michael Douglas, o produtor Saul Zaentz, e o roteirista Jean-Claude Carriera, entre outros. O próprio Forman abre o coração para a câmera de Smidmajer e fala sobre a morte dos pais nos campos de concentração nazistas.

Outro documentário ainda disponível essa semana é "Sam Peckinpah", dos italianos Umberto Berlenghini e Michelangelo Dalto. Dono de uma personalidade controversa, o realizador americano que deixou sua marca de violência no cinema ocidental - particularmente no gênero faroeste - influenciou nomes como Quentin Tarantino e John Woo. Depoimentos de parentes, como a irmã Fern Lea Peter, amigos e colegas de trabalho, como o ator James Coburn e o editor (e cineasta) Monte Hellman, falam sobre os traços mais marcantes do autor de "Meu Ódio Será Sua Herança" (1969).

O próprio Berlenghini, que conduziu muitas das entrevistas do documentário, disse na época do lançamento europeu que esse tipo de filme só era possível ser feito após a morte de Peckinpah (1926-1984). "Não seria educado falar mal de um homem morto, mas muitos dos entrevistados, inclusive colaboradores próximos, chegaram a confidenciar, depois que nossa câmera era desligada, que Peckinpah foi um grande filho da p.". A última projeção de "Sam Peckinpah" acontece nesta quinta (7), às 14h, no Oi Futuro de Ipanema.

 

Veja também

Carregando...

Siga UOL Cinema

Sites e Revistas

Arquivo

Hospedagem: UOL Host