UOL CinemaUOL Cinema
UOL BUSCA
65o. Festival de Veneza - 2008

11/09/2006 - 17h46
Cillian Murphy foi escolhido para atuar em "The Wind that Shakes the Barley" por ser irlandês

Reuters

Foto de arquivo mostra o ator Cillian Murphy ao dar autógrafos em estréia de filme, em Toronto

Foto de arquivo mostra o ator Cillian Murphy ao dar autógrafos em estréia de filme, em Toronto

TORONTO (Hollywood Reporter) - O ator em ascensão em Hollywood Cillian Murphy sabe por que foi escolhido para o papel principal no drama "The Wind that Shakes the Barley", sobre a independência da Irlanda: por sua nacionalidade.

Se não fosse irlandês, ele não teria sido chamado para esse trabalho.

Murphy começou a fazer seu nome em Hollywood com seus papéis em "Batman Begins" e "Breakfast on Pluto", mas pode estar prestes a crescer muito com seu papel em "Barley," que fez sua estréia norte-americana na semana passada no Festival Internacional de Cinema de Toronto.

Dirigido pelo britânico Ken Loach, o filme ganhou a Palma de Ouro no festival de Cannes em maio e tem recebido críticas muito boas. Murphy ganhou o papel depois de uma série de testes, mas disse que seu currículo crescente deve ter mais atrapalhado do que ajudado.

"Quando Ken Loach faz um filme numa região específica, só quer atores dessa região, então eu não teria tido a oportunidade de trabalhar com ele se não tivesse nascido em Cork (Irlanda)", disse o ator de 30 anos em entrevista à Reuters.

"Acho que ele nunca tinha ouvido falar em mim."

O filme conta a história de dois irmãos que enfrentam escolhas difíceis na luta pela independência da Irlanda, na década de 1920. A história mostra Damien, que abandona sua carreira iniciante de médico para unir-se a seu irmão como guerrilheiro para combater as forças britânicas.

No papel de Damien, Murphy tem uma chance de exibir a intensidade sombria que vem utilizando em atuações recentes como o vilão Scarecrow em "Batman Begins" e o passageiro do inferno em "Vôo Noturno".

Como acontece em seu local de origem, o filme teve um significado pessoal para o ator.

"A história acontece há duas gerações, então é evidente que há muitas memórias", ele contou.

"Um primo meu foi morto a tiros nessa luta, e um avô meu também foi baleado. Acho que todo o mundo em Cork foi afetado, porque é uma comunidade tão pequena".


06/10/2006
04/10/2006
30/09/2006
29/09/2006
28/09/2006
26/09/2006
24/09/2006