UOL CinemaUOL Cinema
UOL BUSCA
65o. Festival de Veneza - 2008

12/09/2006 - 20h50
Pedro Almodóvar, Oliver Stone e Brian De Palma são os destaques do Festival do Rio
Da Redação

Divulgação

Penélope Cruz em Volver, de Pedro Almodóvar , que será exibido no Festival do Rio

Penélope Cruz em Volver, de Pedro Almodóvar , que será exibido no Festival do Rio

O Festival do Rio vai exibir alguns dos melhores filmes da atual safra do cinema mundial em sua 8ª edição, a partir do próximo dia 21 e até 5 de outubro.

Os novos longas de Pedro Almodóvar ("Volver", com Penélope Cruz), Robert Altman ("A Última Noite", com Meryl Streep e Woody Harrelson), Brian De Palma (o ótimo "Dália Negra", com Scarlett Johansson), Ken Loach ("The Wind that Shakes the Barley", Palma de Ouro em Cannes este ano), Oliver Stone ("As Torres Gêmeas", com Nicolas Cage) e Stephen Frears ("A Rainha", prêmio de melhor atriz para Helen Mirren no Festival de Veneza) são alguns dos destaques do evento cinematográfico mais festivo do país.

Com cerca de 350 filmes (em 2005 foram 436 títulos), mesmo número da edição de 2004, o Festival do Rio traz também este ano a ficção científica "A Scanner Darkly", de Richard Linklater, baseada no livro de Philip K. Dick, com Keanu Reeves e Winona Ryder em versão animada digitalmente.

"Maria Antonieta", de Sofia Coppola, "Um Anjo da Guarda", de Luc Besson, e "O Caminho para Guantánamo", de Michael Winterbottom, devem provocar filas no Rio.

Greg Kinnear e Alan Arkin estão na comédia agridoce "Pequena Miss Sunshine", produção independente e sucesso atípico nos EUA, onde já arrecadou mais de US$ 40 milhões. Toni Collette, Steve Carell e a garota protagonista Abigail Breslin _que é convidada do festival _ completam o elenco do filme dirigido por Jonathan Dayton e Valerie Faris.

Integram ainda a seleção do evento "Babel", com Brad Pitt e Cate Blanchett, dirigido pelo mexicano Alejandro González Iñárritu (de "21 Gramas" e "Amores Brutos"), e "A Good Year", novo filme de Ridley Scott, com Russell Crowe.

Além de "A Rainha" e "Dália Negra", "A Fonte da Vida", dirigido por Darren Aronovsky e estrelado pela mulher dele, Rachel Weisz, competiram no Festival de veneza deste ano.

Vinte e cinco longas e 23 curtas brasileiros estréiam no festival, na seção Première Brasil, muitos com sessões com tapete vermelho e desfile do elenco na entrada do cinema. Entre eles estão "Acidente", de Cao Guimarães e Pablo Lobato; "Ato dos Homens", de Kiko Goifman; "Antonia", de Tata Amaral; e "O Céu de Suely", segundo longa de Karim Aïnouz (de "Madame Satã").
MAIS
Indicados pelo UOL Cinema
Veja os selecionados para a seção Première Brasil
Lista dos filmes do Panorama do Cinema Mundial


06/10/2006
04/10/2006
30/09/2006
29/09/2006
28/09/2006
26/09/2006
24/09/2006