UOL CinemaUOL Cinema
UOL BUSCA
65o. Festival de Veneza - 2008

13/09/2006 - 18h59
UOL Cinema seleciona os filmes imperdíveis do Festival do Rio; Daft Punk e Sofia Coppola estão na lista
Da Redação

Divulgação

Kirsten Dunst em Marie Antoinette, de Sofia Coppola, destaque do Festival do Rio

Kirsten Dunst em Marie Antoinette, de Sofia Coppola, destaque do Festival do Rio

Dos mais de 300 filmes de 60 países que o Festival do Rio exibe de 21 de setembro a 5 de outubro, pelo menos 20 deles merecem ser vistos pela representatividade, importância e qualidade.

UOL Cinema fez uma seleção do melhor a ser exibido na capital carioca nesse que é um dos mais vigorosos festivais de cinema do país.

Veja abaixo e clique nos títulos sublinhados para ver os trailers:

  • "Dália Negra", de Brian De Palma
    Policial noir em que De Palma volta à sua boa forma nessa adaptação do livro de James Ellroy sobre o assassinato de uma atriz nos anos 40. Com Josh Hartnett, Scarlett Johansson, Hilary Swank e Aaron Eckhart.


  • "Volver", de Pedro Almodóvar
    Finalmente o último filme do cineasta espanhol é exibido no Brasil. Aqui, o diretor encerra uma espécie de trilogia informal sobre as mulheres e, especificamente, sobre a figura da mãe, iniciada com "Tudo sobre a Minha Mãe" e "Fale com Ela".


  • "Caminho para Guantánamo", de Michael Winterbottom
    O diretor de "A Festa Nunca Termina" e "9 Canções" faz o seu melhor filme até agora, em que relata a terrível história de três ingleses de origem paquistanesa que são erroneamente identificados como terroristas pelos EUA e são enviados para esse campo de concentração que Bush chama de prisão.


  • "Os Infiltrados", de Martin Scorsese
    Um policial se infiltra na máfia irlandesa em Boston, e um criminoso se disfarça de policial. Ambos ganham respeito dos novos colegas, até que surge a desconfiança de que há espiões. Com Leonardo DiCaprio, Jack Nicholson e Matt Damon.


  • "A Rainha", de Stephen Frears
    O que se passa no palácio de Buckingham e na Downing Street quando a princesa Diana morre em 1997. O filme mostra o embate entre a rainha e o primeiro-ministro para estabelecer limites entre tragédia pessoal para a famílai real e demonstração pública de pesar, o que demorou para acontecer. Com Helen Mirren (Elizabeth 2ª, melhor atriz no Festival de Veneza 2006).

  • "A Scanner Darkly", de Richard Linklater
    Ficção científica baseada na obra de Philip K. Dick em que Keanu Reeves e Winona Ryder são animados digitalmente por uma técnica chamada rotoscopia.


  • "Pequena Miss Sunshine", de Jonathan Davis e Valerie Faris
    Road-movie cômico de sabor agridoce. Uma família totalmente disfuncional embarca numa Kombi em péssimo estado e encara a estrada para levar a filha pequena para a final de um concurso de misses mirins. Com Greg Kinnear, Toni Colette, Alan Arkin (ótimo) e Paul Dano.

  • "Fast Food Nation", de Richard Linklater
    Mais um filme de Linklater no festival. Baseado no livro "País Fast-Food", de Eric Schlosser, o filme mostra que os hambúrgueres das cadeias de lanchonete não são feitos exatamente de carne. Com Greg Kinnear (mais filme com ele) e Patricia Arquette.


  • "Uma Verdade Inconveniente", de Davis Guggenheim
    Documentário que acompanha o ex-vice-presidente dos EUA Al Gore em sua campanha de alerta para o aquecimento global.


  • "A Última Noite", de Robert Altman
    Os bastidores da última transmissão do programa de rádio "A Prairie Home Companion", popular nos EUA. Com Woody Harrelson, Meryl Streep, Tommy Lee Jones e Lindsay Lohan.


  • "Hollywoodland", de Allen Coulter
    A morte do ator George Reeves, famoso pelo papel de Superman na TV, é investigada em Hollywood. Ben Affleck é o protagonista e ganhou, quem diria, o prêmio de melhor ator no Festival de Veneza 2006. Com Adrien Brody e Diane Lane.


  • "The Wind that Shakes the Barley", de Ken Loach
    Filme vencedor da Palma de Ouro em Cannes 2006, o filme aborda o levante armado dos camponeses irlandeses contra os britânicos que enviam forças para sufocar a independência do país nos anos 20. Com Cillian Murphy.


  • "Daft Punk's Electroma", de Guy-Manuel de Homem-Christo e Thomas Bangalter
    A dupla de produtores de música eletrônica francesa dirige seu primeiro longa em que os dois robôs do Daft Punk tentam se tornar humanos.


  • "Marie Antoinette", de Sofia Coppola
    Kirsten Dunst é a austríaca que se torna rainha da França aos 19 anos. New Order encontra a Revolução Francesa.


  • "Rascunhos de Frank Gehry, de Sydney Pollack
    Documentário sobre o arquiteto canadense que projetou o Guggenheim de Bilbao e o Disney Concert Hall, realizado pelo diretor de "Tootsie".


  • "Babel", de Alejandro González Iñárritu
    O mexicano dirige Brad Pitt e Cate Blanchett, que interpretam um casal americano com problemas no norte da África, numa história que se relaciona com outras duas que se passam no México e no Japão. Com Gael García Bernal.


  • "TV Junkie", de Michael Cain e Matt Radecki
    Documentário sobre Rick Kirkham, jornalista do programa "Inside Edition", que registrou mais de 5.000 horas em vídeo da sua conturbada vida privada e pública entre 1978 e 2000. Prêmio especial do júri do Festival de Sundance 2006.

  • "Um Bom Ano", de Ridley Scott
    Com a morte do tio, um executivo que mora em Londres tem de voltar ao interior da França, onde passou sua infância. Lá, o tio era dono de um vinhedo, que agora é herdado pelo homem de negócios, que se vê em um dilema entre vender a propriedade e manter as lembranças de quando era criança. Com Russell Crowe.


  • "O Crocodilo", de Nani Moretti
    O diretor italiano faz um filme dentro do filme e satiriza Silvio Berlusconi, o milionário presidente italiano e dono dos principais meios de comunicação do país. O filme disputou a Palma de Ouro este ano.


  • "Matthew Barney: Sem Restrições", de Alison Chernick
    A diretora acompanhou o artista plástico e sua mulher, a cantora Björk, durante as filmagens de "Drawning Restraint 9", dirigido por ele e estrelado pelos dois, que se passa num barco baleeiro no Japão.
  • MAIS
    Veja os selecionados para a seção Première Brasil
    Lista dos filmes do Panorama do Cinema Mundial


    06/10/2006
    04/10/2006
    30/09/2006
    29/09/2006
    28/09/2006
    26/09/2006
    24/09/2006