UOL CinemaUOL Cinema
UOL BUSCA
65o. Festival de Veneza - 2008

04/10/2006 - 17h16
"Os Infiltrados" é nova chance de Oscar para Martin Scorsese; veja o trailer

Divulgação

Jack Nicholson e Matt Damon em Os Infiltrados

Jack Nicholson e Matt Damon em Os Infiltrados

Por Claudia Parsons

NOVA YORK (Reuters) - Desprezado no Oscar quando "O Aviador" perdeu para "Menina de Ouro", de Clint Eastwood, Martin Scorsese reuniu um elenco de primeira linha para seu novo filme, "Os Infiltrados" ("The Departed"), preparando o palco para um novo confronto com Eastwood.

Jack Nicholson faz um chefão mafioso de Boston no filme sobre dois informantes -- um deles um mafioso infiltrado na polícia (Matt Damon) e o outro um policial infiltrado na máfia de Nicholson (Leonardo DiCaprio).

Célebre por seus filmes sobre mafiosos americanos de origem italiana, Scorsese voltou sua atenção para criminosos irlandeses-americanos em "Os Infiltrados", cuja história é baseada no thriller de Hong Kong "Conflitos Internos". O filme estréia nos EUA nesta sexta-feira.

"Ter Jack Nicholson trabalhando por Martin Scorsese e representando um mafioso é algo pelo qual muitos cinéfilos esperavam, acho", disse DiCaprio a jornalistas em Nova York.

O último filme de Scorsese, "O Aviador", perdeu a corrida do Oscar para "Menina de Ouro", de Clint Eastwood, e "Os Infiltrados" marca um novo confronto entre os dois diretores, já que "A Conquista da Honra", drama sobre a 2a Guerra Mundial dirigido por Eastwood, também vai estrear em outubro.

Quando a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas deixou de premiar "O Aviador", em 2005, foi a sétima derrota de Scorsese no Oscar, apesar de ele ter feito filmes célebres como "Touro Indomável" e "Taxi Driver".

A palavra "Oscar" não foi mencionada no evento de imprensa promovido para divulgar seu novo filme em Nova York, mas "Os Infiltrados" tem um elenco masculino incomumente forte. Além dos três astros principais, o filme tem atuações fortes de Mark Wahlberg, Martin Sheen e Alec Baldwin como policiais.

NICHOLSON "DEIXOU O FILME MAIS OBSCENO"

Matt Damon disse que Nicholson foi o grande responsável por algo que se tornou um tema importante do filme: o vínculo entre proezas sexuais e poder, com os excessos sexuais do chefão mafioso fazendo contraste com a impotência de seu protegido.

"Jack trouxe esse novo elemento, essa nova faceta do personagem -- ele o fez ser ainda mais obsceno", disse Damon. "Isso pareceu autêntico, porque esses caras sublimam sexo em violência e violência em sexo."

O resultado são cenas sexuais explícitas, linguagem chula e violência constante que podem ser excessivas para alguns espectadores.

Indagado sobre relatos nos tablóides sobre uma cena sexual muito explícita envolvendo Nicholson e duas mulheres que acabou de fora da versão final do filme, Scorsese disse: "Decidi que implícito funciona melhor que explícito na cena do quarto."

DiCaprio, que representa o policial disfarçado que teme constantemente por sua vida, disse que Nicholson o manteve sempre em alerta, especialmente numa cena em que o mafioso o interroga para saber se ele é o informante que vem repassando segredos à polícia.

"Me lembro de ter ido fazer a cena, numa manhã, e de um sujeito da equipe técnica me dizer 'cuidado, ele está com um extintor de incêndio, uma arma, uma garrafa de uísque e fósforos"', contou o ator.

Matt Damon disse que o ambiente realista do filme se deve às pesquisas extensas feitas por todos os envolvidos. No caso dele, isso significou acompanhar a polícia numa invasão de um antro de crack, uma cena que é recriada no filme.

"Eu estava no fundo da linha de policiais, usando colete à prova de balas", contou Damon. "Os caras que estão na cena comigo são os que estavam comigo naquela noite."

Apesar da posição que ocupa no cinema, Scorsese disse que não é fácil continuar a fazer filmes que despertam seu interesse.

"Para conservar a energia fluindo, para continuar a fazer filmes, é preciso que eles signifiquem alguma coisa para mim. E isso sempre foi uma luta, devido à natureza do sistema que existe em Hollywood. Ainda estou tentando encontrar meu próprio caminho."


06/10/2006
04/10/2006
30/09/2006
29/09/2006
28/09/2006
26/09/2006
24/09/2006