UOL Entretenimento Cinema
 
16/01/2011 - 22h24

"A Rede Social" e "Minhas Mães e Meu Pai" são os vencedores do Globo de Ouro 2011


Da Redação
  • Produtores do filme A Rede Social, ganhador do Globo de Ouro de melhor drama, posam para foto durante a cerimônia

    Produtores do filme "A Rede Social", ganhador do Globo de Ouro de melhor drama, posam para foto durante a cerimônia

"A Rede Social" foi o grande vencedor da 68ª edição do Globo de Ouro, com quatro prêmios, inclusive os prêmios de melhor filme de drama, direção e roteiro. "Minhas Mães e Meu Pai" ficou com dois troféus, de melhor comédia ou musical e melhor atriz, para Annette Bening. Igual quantidade de prêmios obteve o filme "O Vencedor", com Mark Wahlberg e Christian Bale, este último ganhador do prêmio de melhor ator coadjuvante. O momento emocionante foi a homenagem a Robert De Niro, premiado com o Cecil B. De Mille pelo conjunto da obra.

"Glee" e "Boardwalk Empire" foram as séries com mais Globos na premiação de TV, vencendo as categorias de melhor série de comédia e melhor série dramática, respectivamente.

Apesar dos acontecimentos dos últimos dias, de uma safra não tão boa e de vencedores previsíveis, a cerimônia de entrega do Globo de Ouro 2011 transcorreu com menos problemas e gafes do que se imaginava. O apresentador oficial, o comediante inglês Rick Gervais, foi politicamente incorreto na medida exata - até pela reação da platéia. E não houve gafes dignas de entrar para a antologia do prêmio concedido pela Associação dos Correspondentes Estrangeiros de Hollywood.

A festa

  • AP

    A atriz Annette Bening exibe seu Globo de Ouro, conquistado por "Minhas Mães e Meu Pai" (16/01/2011)

  • Getty Images

    Paul Giamatti levou o Globo de Ouro de melhor ator de comédia ou musical por "Minha Versão para o Amor" (16/01/2011)

Na abertura da 68ª edição do Globo de Ouro, Rick Gervais, apresentador pela segunda vez da premiação da Associação dos Correspondentes estrangeiros de Hollywood, repetiu o recurso do copo de cerveja. E logo começou uma enxurrada de piadas politicamente incorretas: o episódio recente envolvendo Charlie Sheen e uma garota de programa, a indicação de "O Turista", o casamento de Hugh Hefner com a coelhinha de 24 anos. Ao contrário do ano passado, houve mais risadas do que constrangimento.

Scarlett Johansson apresentou o primeiro prêmio importante de cinema da noite. Christian Bale ganhou o prêmio de melhor ator coadjuvante por "O Vencedor". O ator agradeceu especialmente ao diretor David O. Rusell e a Mark Wahlberg, que faz o personagem principal do filme. Bale faz o papel do irmão do personagem de Wahlberg.

Andrew Garfield sobe no palco para apresentar ''A Rede Social'', filme do qual faz parte do elenco e menciona Aaron Sorkin, roteirista, e David Fincher, o diretor. Gervais fala sobre os bilhões de Mark Zuckerberg, personagem de ''A Rede Social'', e anuncia Jennifer Lopez e Alec Baldwin, que apresentarão o prêmio de melhor canção. O trofféu foi para "You Haven't Seen the Last of Me", da trilha sonora de "Burlesque", cantado no filme por Cher, com música e letra de Diane Warren. O prêmio de trilha musical foi para Trent Reznor e Atticus Ross por ''A Rede Social''.

O Globo de Ouro de melhor filme de animação ficou com "Toy Story 3". O diretor Lee Unkrich subiu ao palco para agradecer a sua equipe e receber o troféu.

Com um discurso emocionado de agradecimento à equipe de "Minhas Mães e Meu Pai", Annette Bening agradeceu o Globo de Ouro de melhor atriz de comédia ou musical. Ao fim, agradeceu também o marido, Warren Beatty. No filme, ela faz o papel da companheira da personagem de Julianne Moore.

Steve Carrell e Tina Fay apresentaram o prêmio de melhor roteiro, que foi para Aaron Sorkin, pelo filme "A Rede Social". Conhecido por seu trabalho na série "West Wing", Sorkin agradeceu à equipe de trabalho, "elogiou" Mark Zuckerberg, o criador do Facebook, e também fez um elogio à elite por meio de um "recado" para a filha.

Gervais anuncia os apresentadores da categoria melhor filme estrangeiro, "categoria com a qual ninguém se importa nos EUA". Robert Pattinson e Olivia Wilde anunciam o vencedor: o filme dinamarquês "Em Um Mundo Melhor".

Jeremy Irons apresentou o prêmio de melhor atriz coadjuvante. Melissa Leo ganhou por sua interpretação em "O Vencedor", no papel de mãe dos personagens de Mark Wahlberg e Christian Bale. Leo diz que "graças a Deus, foi na reunião para participar do filme''. Ela agradece com entusiasmo o elenco, especialmente Wahlberg e Bale.

Matt Damon apresentou com entusiasmo o prêmio Cecil B. De Mille, que foi para o ator Robert De Niro pelo conjunto da obra. De Niro, avesso a esse tipo de homenagens, subiu ao palco e foi aplaudido de pé pela platéia. O ator fez um longo e emocionado discurso que começa com uma brincadeira com Damon. Ele diz que um dia o colega também receberá o prêmio por sua carreira e diz esperar estar vivo quando isto acontecer.

David Fincher recebe de Annette Bening o prêmio de melhor direção por "A Rede Social". Ele diz que se soubesse que estaria ali, teria se preparado melhor. Disse também ter achado o material de ''A Rede Social'' diferente do que costumava fazer quando aceitou participar e agradeceu a equipe. Agradece também as pessoas reais, que inspiraram o filme.

  • AP

    A atriz Natalie Portman agradece pelo Globo de Ouro de melhor atriz de drama, conquistado por "Cisne Negro" (16/01/2011)

  • Getty Images

    O ator britânico Colin Firth conquistou um Globo de Ouro por seu trabalho em "O Discurso do Rei" (16/01/2011)

Halle Barry apresenta o prêmio de melhor atriz de comédia ou musical. O Globo de Ouro da categoria foi para Paul Giamatti, por sua interpretação do protagonista de "Minha Versão para o Amor", um roteirista talentoso com sérios problemas de relacionamento com o pai. Giamatti diz que o filme deu muito trabalho e que esteve com atores muito talentosos. Ele menciona as belas atrizes que interpretaram suas três esposas no filme.

Jeff Bridges apresentou o prêmio de melhor atriz dramática, que foi para Natalie Portman, que subiu ao palco ostentando a barriga de grávida sob um belo vestido. Portman, que ganhou o prêmio por sua interpretação em "Cisne Negro", fez um discurso breve e emocionado. A atriz interpretou no filme uma bailarina com problemas psicológicos.

Tom Hanks e Steven Spielberg apresentaram o Globo de Ouro de melhor comédia ou musical, que foi para o filme "Minhas Mães e Meu Pai", de Lisa Cholodenko. Com Annette Bening, Julianne Moore e Mark Ruffallo, o filme conta a história de um casal de lésbicas cuja família é ameaçada pelo surgimento em suas vidas do pai biológico de seus filhos.

Sandra Bullock apresenta a categoria melhor ator em drama. O vencedor na categoriaé Colin Firth, por ''O Discurso do Rei''. Firth diz que o prêmio é uma motivação na carreira. Ele agradece o elenco, entre eles Helena Bonham Carter e Geoffrey Rush, os produtores e o diretor Tom Hooper.

Ano difícil

Com uma safra de 2010 fraca, indicados que não foram bem diante da crítica e do público, sofrendo o processo de um assessor de imprensa e movendo uma ação contra outra empresa, o Globo de Ouro 2011 começa animado. Se "O Turista" e "Burlesque" não movimenta as discussões e apostas, pelo menos esses fatos todos servem para colocar o segundo evento mais popular das temporada de premiações nos EUA em evidência.

No tapete vermelho, a expectativa dos convidados e estrelas da festa era grande, especialmente com relação à participação como apresentador de Justin Bieber, o astro-mirim da música pop americana, e a homenagem ao grande ícone da indústria local, o ator Robert De Niro. Sobre Rick Gervais, o que se esperava era menos piadas politicamente incorretas para o gosto do americano médio. Ao ser questionado pela repórter de uma emissora sobre "quão longe poderia ir este ano", Gervais respondeu: "Depende do quanto eu tiver bebido!"

A movimentação no tapete vermelho da cerimônia de entrega dos Globos de Ouro continuou, com a presença iluminada de Natalie Portman, indicada ao prêmio de melhor atriz de drama por Cisne Negro. Com um vestido longo claro, e a barriga de grávida protuberante, ela  disse estar bastante satisfeita com o momento e as indicações a prêmios que tem recebido.

Colin Firth, indicado a melhor ator por "O Discurso do Rei", disse que conhecia a história do personagem que interpreta no filme, o rei que assumiu o trono durante um período mais delicado da história do Reino Unido, a 2ª Guerra Mundial. "Conhecia os personagens e a história, mas não sabia os detalhes", disse ele, em entrevista a um repórter de emissora de televisão.

Outra presença muito comemorada foi o do ator Michael Douglas, indicado ao prêmio de melhor ator coadjuvante por "Wall Street - O Dinheiro Nunca Dorme", que compereceu à festa com a mulher, Catherina Zeta-Jones. Douglas havia sido diagnosticado com câncer de garganta e recentemente havia divulgado que seu tratamento fora bem sucedido.

Veja também

Carregando...

Siga UOL Cinema

Sites e Revistas

Arquivo

Hospedagem: UOL Host