UOL CinemaUOL Cinema
UOL BUSCA
65o. Festival de Veneza - 2008

17/01/2005 - 10h19
"Sideways" e "O Aviador" são os mais premiados do Globo de Ouro

Por Bob Tourtellotte e Arthur Spiegelman

BEVERLY HILLS, Califórnia (Reuters) - "O Aviador", do veterano diretor Martin Scorsese, e a comédia "Sideways-Entre Umas e Outras" receberam os prêmios mais importantes do Globo de Ouro, em Hollywood, no domingo, colocando-os nas primeiras posições na corrida pelas estatuetas do Oscar.

"O Aviador", sobre o excêntrico bilionário Howard Hughes, recebeu o troféu de melhor drama, e "Sideways", a história de uma dupla de homens de meia-idade e seus amores na região vinícola da Califórnia, foi premiado como melhor musical ou comédia.

Para complicar o quadro dos Oscar, Clint Eastwood levou para casa o Globo de Ouro de melhor diretor por seu drama sobre boxe "Menina de Ouro". Com isso, torna-se provável que a disputa pelo Oscar, em fevereiro, se divida entre esses três concorrentes principais.

Leonardo DiCaprio ganhou o Globo de Ouro de melhor ator num drama -- pelo papel de Howard Hughes em "O Aviador" --, e Hilary Swank o de melhor atriz num drama, representando a boxeadora que é a personagem principal de "Menina de Ouro".

Swank agradeceu a seus "sparrings" e aos pugilistas que a ensinaram a lutar, além das mulheres boxeadoras com quem lutou no filme e que, segundo ela, "me deixaram parecer campeã".

Ela não mediu palavras para falar da alegria que sentiu em trabalhar com Eastwood, que, aos 75 anos, parece estar no auge de sua forma criativa.

Jamie Foxx recebeu o troféu de melhor ator num musical ou comédia, pelo papel do cantor soul cego Ray Charles, morto no ano passado. O comediante e ator conduziu a platéia do Globo de Ouro num canto ao estilo de Ray Charles.

Ao falar ao público sobre como, quando era jovem, sua avó sempre o incentivou a acreditar em seu próprio potencial, Foxx se emocionou, chegando às lágrimas.

Annette Bening recebeu o Globo de Ouro de melhor atriz numa comédia por sua atuação em "Being Julia", em que representa uma atriz de teatro dos anos 1930. Indagada sobre o que a personagem, Julia, pensaria da conquista do Globo de Ouro, Bening disse a jornalistas que ela não ficaria impressionada: "Julia não acha que atores de cinema sejam grande coisa", explicou.

"PERTO DEMAIS" SURPREENDE

O drama "Perto Demais" (Closer), sobre dois casais e traição, valeu ao britânico Clive Owen o Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante e a Natalie Portman o de melhor atriz coadjuvante.

Estarrecida, Portman, que no filme representa uma stripper norte-americana que vive em Londres, subiu ao palco para receber seu troféu e agradeceu a sua família, seus colegas no filme e ao diretor, Mike Nichols.

O espanhol "Mar Adentro", sobre a batalha de um quadriplégico para pôr fim à própria vida, recebeu o Globo de Ouro de melhor filme em língua estrangeira.

Os prêmios do Globos de Ouro são entregues pela Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood, que tem 93 membros.

A cerimônia do Globo de Ouro é famosa pelas muitas celebridades que costuma atrair, e que, este ano, incluíram a Duquesa de York, Sarah Ferguson, e o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger.

O Globo de Ouro também tem a fama de permitir que os astros e estrelas falem livremente quando sobem ao palco para agradecer por seus troféus.

Robin Williams, que recebeu o prêmio Cecil B. DeMille pelas conquistas de sua carreira, brincou que estava feliz por comparecer a uma cerimônia de premiações em que as bebidas eram de graça. Ele chamou a atenção para as celebridades presentes no público.

"Você sabe que, quando tem William Shatner, Prince, Puff Daddy e Mick Jagger em cima do mesmo palco, é sinal da chegada do Apocalipse", brincou o ator. Ele zombou do sotaque austríaco de Schwarzenegger e disse que o governador da Califórnia é "um grande americano".

VENCEDORES DA TELEVISÃO

Os troféus de cinema do Globo de Ouro são acompanhados de perto devido a sua importância na corrida pelo Oscar, mas os eleitores do Globo de Ouro também concedem prêmios em categorias de televisão.

O seriado "Nip/Tuck", sobre a vida de dois cirurgiões plásticos, foi considerado o melhor drama, e o sucesso de público "Desperate Housewives", sátira sobre mulheres que lidam com problemas de amantes, maridos, famílias e assassinatos, recebeu o Globo de Ouro de melhor comédia de TV.

Jason Bateman foi considerado o melhor ator num seriado cômico, e o britânico Ian McShane, o melhor ator num drama de TV.

Mariska Hargitay, filha da falecida atriz de cinema Jayne Mansfield, ganhou o Globo de Ouro de melhor atriz num drama de TV pelo papel de investigadora de polícia em "Lei & Ordem: Unidade de Vítimas Especiais", e Teri Hatcher recebeu o troféu de melhor atriz numa comédia de TV.

"The Life and Death of Peter Sellers" recebeu o Globo de Ouro de melhor filme ou minissérie de televisão e também valeu ao australiano Geoffrey Rush o prêmio de melhor ator num filme ou minissérie de TV.


18/01/2005
17/01/2005