UOL CinemaUOL Cinema
UOL BUSCA
65o. Festival de Veneza - 2008

16/01/2005 - 15h33
Los Angeles troca chuva pelos óculos de sol para o Globo de Ouro



Por Rocío Ayuso Los Angeles (EUA), 16 jan (EFE).- As tempestades que durante as duas últimas semanas atingiram a cidade de Los Angeles abriram passagem neste domingo para um dia resplandecente, perfeito para a entrega da 62ª edição do Globo de Ouro.

Conhecidos como a ante-sala dos Oscar, estes prêmios concedidos anualmente pela Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood começarão a listar os vencedores às 17:00 hora local (23:00 de Brasília) do Beverly Hilton de Los Angeles.

Uma entrega entre nervos e champanhe onde convivem as estrelas do cinema e da televisão, compartilhando o mesmo tapete vermelho. Um desfile de estrelas no qual anunciaram sua presença grande parte dos candidatos aos prêmios.

Competindo pelo Globo de Ouro de melhor ator dramático estarão Leonardo DiCaprio ("O Aviador"), Johnny Depp ("Em Busca da Terra do Nunca"), Liam Neeson ("Kinsey"), Don Cheadle ("Hotel Rwanda") e Javier Bardem ("Mar Adentro").

Além disso, disputam como melhor ator na categoria de comédia ou musical Jamie Foxx ("Ray"), Paul Giamatti ("Sideways"), Kevin Spacey ("Beyond the sea"), Jim Carrey ("Brilho eterno de uma mente sem lembranças") e Kevin Kline ("De-Lovely - Vida e amores de Cole Porter").

Como melhores atrizes dramáticas disputam Scarlett Johansson ("A love song for Bobby Long"), Nicole Kidman ("Reencarnação"), Imelda Stauton ("Vera Drake"), Hillary Swank ("Million dollar baby") e Uma Thurman ("Kill Bill 2").

Na categoria de comédia e musical, as candidatas são Annette Bening ("Being Julia"), Ashley Judd ("De-Lovely - Vida e amores de Cole Porter"), Emmy Rossum ("O Fantasma da ópera"), Kate Winslet ("Brilho eterno de uma mente sem lembranças") e Renee Zellweger ("Bridget Jones: No limite da razão").

No total haverá 24 prêmios, entre cinema e televisão, além do prêmio de honra por toda a carreira, que será recebido por Robin Williams.

Na longa lista ficarão para o final da cerimônia, que sempre dura cerca de três horas, os dois pratos principais: os prêmios de melhor drama e melhor comédia ou musical do ano.

Na primeira categoria competem seis títulos que esperam repetir seus nomes no Oscar: "O Aviador", "Perto Demais", "Em Busca da Terra do Nunca", "Hotel Rwanda", "Kinsey" e "Million dollar baby".

Como melhor comédia ou musical está um dos filmes com mais prêmios desta temporada, "Sideways", e a seu lado "O Fantasma da ópera", "Os incríveis", "Brilho eterno de uma mente sem lembranças" e "Ray".

A Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood não quer que ninguém se sinta como um perdedor na premiação e oferece luxuosas bolsas de presente a todos os candidatos do evento.

Entre os presentes contidos nesta bolsa, avaliada em 38.390 dólares no total e destinada aos apresentadores, há um bracelete de 430 dólares, um relógio Chopard de 865 dólares, um reprodutor MP3 de 200 dólares, taças de martini com coqueteleira e bombons Godiva.

Os outros convidados também receberão uma bolsa, muito mais modesta, além de um luxuoso jantar com caviar.

Nada irá para o lixo em uma cerimônia que ao terminar doará a comida para o serviço "Angel Harvest", para alegrar o paladar dos mais necessitados.

Além disso, nesta 62ª edição do Globo de Ouro, a associação beneficente www.clothesoffourbacks.org começará no mesmo domingo um leilão das roupas doadas pelas estrelas em favor das vítimas do recente maremoto no sudeste asiático.

Marcia Cross e Felicity Huffman, protagonistas da série televisiva "Desperate housewives", já doaram seus vestidos, assim como Blythe Danner, a mãe de Gwyneth Paltrow, enquanto Charlie Sheen preferiu ceder suas abotoaduras e William Shatner seus sapatos.


18/01/2005
17/01/2005