UOL CinemaUOL Cinema
UOL BUSCA
65o. Festival de Veneza - 2008

17/01/2006 - 10h47
"O Segredo de Brokeback Mountain" leva 4 Globos de Ouro

Por Bob Tourtellotte

BEVERLY HILLS (Reuters) - "O Segredo de Brokeback Mountain" ganhou na noite de segunda-feira o Globo de Ouro de melhor filme na categoria drama e "Johnny e June" ficou com o prêmio de melhor musical ou comédia.

"Brokeback", uma história de amor gay que agradou aos críticos e vem tendo bom desempenho nas bilheterias dos EUA, levou outros três Globos de Ouro, incluindo o de melhor diretor para Ang Lee, o de roteiro e o de música.

Já o romance entre os cantores Johnny Cash e June Carter Cash ficou com três prêmios, entre eles o de melhor ator em musical ou comédia para Joaquin Phoenix e o de atriz para Reese Witherspoon.

Felicity Huffman foi escolhida melhor atriz em um drama pelo papel de um homem à beira de uma mudança de sexo em "Transamerica", e Philip Seymour Hoffman o melhor ator na mesma categoria, por sua interpretação de Truman Capote em "Capote".

A atriz britânica Rachel Weisz ganhou o Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante por sua atuação no filme "O Jardineiro Fiel", dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles. O prêmio para melhor ator coadjuvante ficou com George Clooney, por "Syriana".

O Globo de Ouro é a primeira grande premiação da temporada de Hollywood, que tem no Oscar seu ponto alto. O Oscar deste ano será entregue em Los Angeles, em março.

Os vencedores do Globo de Ouro são escolhidos anualmente por cerca de 85 membros da Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood.

"Ainda é cedo, nem tomei um drinque", brincou Clooney ao subir ao palco para aceitar seu prêmio, o primeiro da noite. Mas ele ficou sério na hora de agradecer o diretor/roteirista do filme, Stephen Gaghan, assim como a Warner Independent Pictures por lançar um filme tão político.

"Essas são questões duras, e estou muito orgulhoso de que os estúdios estejam dispostos a fazê-las", disse, referindo-se à abordagem do filme sobre o Oriente Médio e a política do petróleo.

PREMIADOS NA TV

Ao contrário do Oscar, o Globo de Ouro também premia os programas de televisão. A rede ABC conquistou as principais categorias -- seu seriado "Lost" ganhou o prêmio de melhor série dramática e "Desperate Housewives" ficou com o de melhor série de comédia.

Geena Davis venceu o Globo de Ouro de melhor atriz em uma série dramática, por seu papel de presidente dos EUA em "Commander In Chief". Mary-Louise Parker foi premiada por sua interpretação de uma mãe suburbana que vende maconha em "Weeds".

O britânico Hugh Laurie ganhou o prêmio de melhor ator em uma série dramática por "House", e Steve Carell de melhor ator em uma série de comédia por "The Office".


14/01/2008
13/01/2008
05/01/2008
16/01/2007
31/01/2006
18/01/2006