14/12/2006 - 19h17 Estrangeiros se destacam na lista dos candidatos ao Globo de Ouro Divulgação Cena de Volver, de Almodóvar | Rocío Ayuso Los Angeles (EUA), 14 dez (EFE).- A Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood fez hoje jus a seu nome ao destacar, em sua lista de candidatos, a presença de vários trabalhos de profissionais estrangeiros, em inglês ou em outros idiomas.
Penélope Cruz, Pedro Almodóvar, Alejandro González Iñárritu, Guillermo del Toro, Adriana Barraza ou Rinko Kikuchi são alguns dos nomes apresentados nesta quinta-feira na lista de Hollywood.
Cruz concorre como melhor atriz dramática por "Volver", a única intérprete que concorre com um trabalho em língua estrangeira em uma categoria completada por Judi Dench ("Notes on a Scandal"), Maggie Gyllenhaal ("Sherrybaby"), Helen Mirren ("A Rainha") e Kate Winslet ("Pecados Íntimos").
Desta forma, Cruz passa a integrar o rol do seleto grupo de intérpretes capazes de impressionar também em outro idioma. A lista é liderada por Sophia Loren, que conseguiu o Oscar por seu trabalho em italiano em "Duas Mulheres" (1960), de Vittorio de Sica.
A candidatura de Cruz foi uma surpresa anunciada em uma edição dos Globos de Ouro em que "Babel" define em todos os sentidos.
O filme, rodado em diferentes países e idiomas e com um elenco de estrelas desconhecidos, conta uma história centrada na incomunicação e lidera a lista, com sete candidaturas, entre elas a de melhor filme dramático e melhor diretor, para o mexicano González Iñárritu.
A co-produção também conseguiu candidaturas para três de seus atores, tanto a estrela Brad Pitt como para as menos conhecidas Adriana Barraza, mexicana, e Rinko Kikuchi, japonesa.
Todos eles concorrem como melhores atores coadjuvantes. Pitt fala em inglês; Barraza, em espanhol; e Kikuchi, em japonês.
Completando a mistura de nacionalidades e línguas, o roteirista mexicano Guillermo Arriaga e o compositor argentino Gustavo Santaolalla também concorrem por "Babel".
A diversidade desta 64ª edição do Globo de Ouro também se estendeu à categoria de melhor filme em língua estrangeira, em que concorrem a espanhola "Volver", de Pedro Almodóvar, e a co-produção hispânico-mexicana "O Labirinto do fauno", do mexicano Guillermo del Toro, além da alemã "Das Leben der Anderen" (intitulada em inglês "The Lives of Others"), de Florian Henckel von Donnersmarck.
Este ano, o grupo de cerca de 100 jornalistas estrangeiros estabelecidos em Hollywood também incluiu duas produções dos EUA na categoria de língua estrangeira.
Trata-se de "Apocalypto", de Mel Gibson, rodado em maia nas selvas do México e com um elenco quase todo hispânico, e o mais recente filme de Clint Eastwood, "Letters from Iwo Jima", em japonês.
A lista de candidatos teve muitas outras surpresas em uma edição em que vários candidatos têm mais de uma chance para conquistar o prêmio.
Eastwood é um deles, a ponto de concorrer contra si próprio como melhor diretor com "Letters from Iwo Jima" e "A Conquista da Honra".
Nenhum dos dois longas disputa a categoria de melhor drama, na qual, além de "Babel", estão "Bobby", centrado no assassinato do senador Robert Kennedy, a história de mafiosos "Os Infiltrados", o drama urbano "Pecados Íntimos" e o reflexo da monarquia britânica em "A Rainha".
Junto com González Iñárritu e Eastwood, Stephen Frears ("A Rainha") e Martin Scorsese ("Os Infiltrados") disputam o Globo de Ouro de melhor diretor.
Outro candidato que concorre contra si próprio é Leonardo DiCaprio, aspirante à categoria de melhor ator dramático por seu trabalho em "Diamante de Sangue" e em "Os Infiltrados". A categoria é completada por Peter O'Toole ("Venus"), Will Smith ("À Procura da Felicidade") e Forest Whitaker ("O Último Rei da Escócia").
Na categoria "melhor atriz dramática", também concorre, além de Cruz, outra candidata que tem chances em mais de uma categoria. Trata-se da britânica Helen Mirren, que concorre como a rainha Elizabeth II em "A Rainha" e nos prêmios televisivos como melhor atriz em uma minissérie por seu trabalho como Isabel I em "Elizabeth I".
Na mesma categoria televisiva, Mirren também concorre com a minissérie "Prime Suspect: The Final Act".
Na categoria comédia e musical dominou o humor, a julgar pelas gargalhadas suscitadas pelo anúncio de um de seus candidatos: "Borat - O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América", uma sátira sobre a sociedade dos EUA que concorre tanto como melhor comédia, quanto com melhor ator de comédia para Sacha Baron Cohen.
A categoria melhor comédia é completada por "O Diabo Veste Prada", "Dreamgirls - Em Busca de um Sonho", "Obrigado por Fumar" e "Pequena Miss Sunshine".
A entrega de prêmios da 64ª edição dos Globos de Ouro acontecerá em 15 de janeiro em Los Angeles. | |