UOL CinemaUOL Cinema
UOL BUSCA
65o. Festival de Veneza - 2008

14/12/2006 - 12h34
"Babel" lidera Globo de Ouro com sete indicações

Divulgação

Cate Blanchet e Brad Pitt em Babel

Cate Blanchet e Brad Pitt em Babel

LOS ANGELES (Reuters) - "Babel", filme que explora as diferenças culturais entre pessoas do mundo todo, recebeu sete indicações ao Globo de Ouro nesta quinta-feira, incluindo uma para melhor drama.

Os outros filmes indicados nesta categoria foram "Os Infiltrados", que ficou com seis indicações, "Bobby", "Pecados Íntimos" e a "A Rainha".

"Dreamgirls -- Em Busca de um Sonho", que concorre em cinco categorias, foi indicado para melhor comédia ou musical ao lado dos longas "Pequena Miss Sunshine", "O Diabo Veste Prada", "Obrigado por Fumar" e "Borat: O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América".

A cerimônia anual do Globo de Ouro, cujos prêmios são votados pela Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood, é um forte indicador dos filmes com chances para competir no Oscar, a principal festa da indústria cinematográfica dos Estados Unidos.

As indicações para melhor ator em um drama foram lideradas por Leonardo DiCaprio, que concorre por dois filmes, "Os Infiltrados" e "Diamante de Sangue". Seus concorrentes são Peter O'Toole por "Venus", Will Smith por "À Procura da Felicidade" e Forest Whitaker por "O Último Rei da Escócia".

Para melhor atriz, foram indicadas Penélope Cruz pelo filme espanhol "Volver", Maggie Gyllenhaal por "Sherrybaby" e três britânicas, Kate Winslet ("Pecados Íntimos"), Helen Mirren ("A Rainha") e Judi Dench ("Notes on a Scandal").

Os vencedores serão anunciados na cerimônia do dia 15 de janeiro, em Beverly Hills. A premiação do Oscar acontece dia 25 de fevereiro.

(Por Bob Tourtellotte)

Mais
Confira a íntegra do bate-papo com Leonardo Cruz sobre o Globo de Ouro
Lista completa dos indicados
Rubens Ewald Filho: "Dreamgirls" e "A Rainha" despontam como favoritos