UOL CinemaUOL Cinema
UOL BUSCA
65o. Festival de Veneza - 2008

14/12/2006 - 14h27
"Dreamgirls" e "A Rainha" despontam como favoritos
RUBENS EWALD FILHO

Divulgação

Cena de Dreamgirls - Em Busca de um Sonho

Cena de Dreamgirls - Em Busca de um Sonho

Nos últimos anos, a Associação de Imprensa Estrangeira (correspondentes sediados em Hollywood, não necessariamente críticos) tem lutado para dar credibilidade ao Globo de Ouro diante da concorrência cada vez maior pelo duvidoso título de "segundo prêmio mais importante depois do Oscar". Já nem mais é o primeiro a fazer as indicações: este ano tivemos o Independent Spirit Awards e todos os círculos de críticos se apressando. Mas o Globo de Ouro ainda continua sendo a primeira cerimônia de entrega - bem cedo, no dia 15 de janeiro, uma segunda-feira, como sempre no Beverly Hills Hilton.

O charme da premiação é dividir as categorias entre comédia/musical e drama, o que obviamente duplica as chances de prever os Oscars. À primeira vista, parece que o musical "Dreamgirls - Em Busca de um Sonho" é o grande favorito entre as comédias e musicais, já que vem recebendo elogios unânimes e teve indicações para melhor filme e coadjuvantes (Eddie Murphy e Jennifer Hudson, revelada no programa de calouros "American Idol"). Conta contra ele o fato de as pessoas, em retrospecto, terem se arrependido do voto no musical "Chicago" para vários prêmios em 2002.

O melhor drama

Entre os indicados como melhor drama, é muito estranho o favoritismo de "A Rainha", que, exceto pela interpretação de Helen Mirren, é um telefilme melhorado pela direção de Stephen Frears. Fora isso, abriu-se espaço para os filmes de prestígio. "Babel", dirigido pelo mexicano Alejandro González Iñarritu (de "21 Gramas",) é bom, mas fracassou na bilheteria. "Bobby" é sobre o atentado que matou Robert Kennedy, dirigido por Emilio Estevez, e não foi bem nem de bilheteria nem de crítica. Somam-se a eles o respeitado "Pecados Íntimos" e o inevitável "Os Infiltrados", nenhum com jeito de derrotar "A Rainha".

Como musical/comédia, "Dreamgirls" já ganhou. Vêm depois o muito simpático "Pequena Miss Sunshine", "O Diabo Veste Prada", "Obrigado por Fumar" e "Borat - O Segundo Melhor Repórter do Glorios País do Cazaquistão Viaja à América".

A competição entre os atores

O Globo de Ouro sempre brilha por agradar os atores, que por sua vez também o prestigiam, porque os correspondentes estrangeiros nunca falam mal deles nem fazem fofocas. Na categoria ator dramático, o curioso são mesmo as duas indicações para Leonardo DiCaprio, por "Diamante de Sangue" (que tem sido destruído pela crítica nos Estados Unidos) e por "Os Infiltrados". Ele compete com Peter O´Toole ("Venus"), Will Smith ("À Procura da Felicidade") e Patrick Wilson ("Pecados Íntimos"). Ou seja, DiCaprio só concorre contra si mesmo; os outros estão ali para completar o número de indicados.

Entre os atores indicados por comédias, a lógica é que Johnny Depp ganhe por "Piratas do Caribe - O Baú da Morte", já que concorreu pelo filme anterior e não ganhou. Das atrizes dramáticas, a favorita é Helen Mirren, por "A Rainha". E entre as atrizes em comédia, Meryl Streep tem tudo para ganhar com "O Diabo Veste Prada".

Nas categorias de coadjuvantes, é uma piada a indicação de Ben Affleck por "Hollywoodland - Bastidores da Fama". Concorrem ainda Brad Pitt ("Babel"), dois atores por "Os Infiltrados" (Jack Nicholson, que deveria ser hors-concours, e Mark Wahlberg), e o favorito Eddie Murphy ("Dreamgirls"). Entre as atrizes coadjuvantes, Jennifer Hudson ("Dreamgirls") deve ganhar, apesar de concorrentes fortes como Emily Blunt, ótima como a secretária estressada de "O Diabo Veste Prada".

Filmes em língua estrangeira

Clint Eastwood tem duas indicações (por "A Conquista da Honra" e pelo superior "Letters from Iwo Jima"), contra Stephen Frears ("A Rainha"), o mexicano Alejandro González Iñarritu ("Babel") e Martin Scorsese, que deve ganhar por "Os Infiltrados".

Entre as outras categorias, a mais esquisita é a de filme em língua estrangeira, que permitiu a indicação de dois filmes norte-americanos, um falado em maia ("Apocalypto", de Mel Gibson) e outro em japonês ("Letters from Iwo Jima"). Seus competidores são os espanhóis "Volver", de Pedro Almodóvar, e o ótimo "O Labirinto do Fauno", além do alemão "Das Leben der Anderen" (a vida dos outros), que satiriza a vida na antiga Alemanha Oriental e venceu o European Film Awards.

Mais
"Babel" lidera o Globo de Ouro com sete indicações