UOL CinemaUOL Cinema
UOL BUSCA
65o. Festival de Veneza - 2008

14/12/2006 - 21h05
Bate-papo UOL: Jornalista da Folha comenta os indicados ao Globo de Ouro
Da redação

Divulgação

Cena de Babel que lidera a lista com sete indicações

Cena de Babel que lidera a lista com sete indicações

Foi divulgada na manhã desta quarta-feira (14) a lista dos indicados ao Globo de Ouro 2007 e para comentar os filmes e séries selecionados, o Bate-papo UOl recebeu o jornalista Leonardo Cruz, editor-assistente da Folha Ilustrada.

No papo, Cruz destacou os favoritos ao segundo maior prêmio do cinema, entre eles "Babel", de Alejandro González Iñárritu e "Os Infiltrados", de Martin Scorsese - ambos na categoria drama; entre as comédias, o jornalista aponta Dreamgirls -- Em Busca de um Sonho", como o principal favorito. "Grey´s Anatomy" e "Weeds" são as apostas entre as séries.

Leia a seguir a íntegra da conversa que contou com a participação de 165 pessoas.

(05:01:29) Leonardo Cruz: Salve, galera do UOL. Quem tiver questões sobre o Globo de Ouro, é só mandar.

(05:01:35) jvs33: acho que "Babel" é melhor que "Os Infiltrados", mas estou sentindo que talvez este ano Martin Scorsese tenha seu reconhecimento por todos os trabalhos que fez, não acha?
(05:02:59) Leonardo Cruz:
jvs33, estou na campanha por Scorsese. Gosto mais de "Os Infiltrados" do que de "Babel" e acho que o diretor veterano merece ajuda na campanha para levar seu primeiro Oscar. Começar com o Globo de Ouro já seria uma boa.

(05:03:20) Gaspard: Olá Léo, qual é o favorito do Globo de Ouro??
(05:05:00) Leonardo Cruz:
Gaspard, na categoria Drama, torço por "Os Infiltrados", mas "Babel" e "The Queen", do Stephen Frears, são concorrentes fortes. Na categoria comédia/musical, "Dreamgirls" é o principal favorito.

(05:05:12) Bauer: Boa tarde, Leonardo. Primeiramente gostaria de saber se alguma emissora de TV aberta exibirá o Globo de Ouro. Quanto aos indicados de melhor roteiro, você não sentiu falto do "O Grande Truque"?
(05:07:30) Leonardo Cruz:
Bauer, ainda não há confirmação de transmissão do Globo de Ouro pela TV aberta, mas, na TV paga, o programa será exibido pelo Warner Channel. O roteiro de "O Grande Truque" é engenhoso, mas acho aquele final um pouco explicativo demais.

(05:07:51) jvs33: E a atriz? Será que dá Helen Mirren? Eu torco pela Kate Winslet, ela sempre me impressiona e você?
(05:09:27) Leonardo Cruz:
Helen Mirren é superfavorita, porque foi indicada em três categorias, algo que só aconteceu antes com Jamie Foxx, em 2005. Acho que ela leva o prêmio de melhor atriz em filme dramático.

Divulgação

Divulgação

Leonardo DiCaprio concorre como melhor ator em duas caterorias

(05:09:35) Alex: DiCaprio tem duas indicações a melhor ator em drama, como os jornalistas votarão nesta categoria?
(05:11:49) Leonardo Cruz:
Alex, os cerca de 90 jornalistas que votam no Globo de Ouro terão de escolher entre uma ou outra performance. Não podem votar nas duas, o que pode pulverizar os votos a DiCaprio. Forrest Whitaker tem boas chances de ficar com o Globo de Ouro.

(05:12:09) henry: Achei um exagero as duas indicações do Leo Di Caprio como melhor ator. Enquanto isso deixaram de fora o ótimo ator Ryan Gosling de "Half Nelson" fora da premiação. O que vc acha Leo?
(05:14:32) Leonardo Cruz:
Henry, não vi "Half Nelson", mas o Ryan Gosling foi muito elogiado por sua atuação. Quem já viu Diamante de Sangue diz que DiCaprio está melhor neste filme do que em Os Infiltrados, no qual ele está ótimo. Acho que, com o passar do tempo, DiCaprio está deixando de ser apenas um rosto bonito de Hollywood para virar um dos principais atores de sua geração.

(05:14:37) ricardo: A que você atribui a não-indicação do "Maria Antonieta"? O filme não é bom?
(05:16:16) Leonardo Cruz:
Ricardo, não vi ainda, mas o filme desagradou a crítica francesa quando estreou neste ano no festival de Cannes e teve algumas resenhas positivas, outras negativas na crítica americana.

(05:16:21) Daiana Sigiliano: Leonardo,você acha que teve alguma indicação "injusta" no Globo de Ouro?
(05:17:30) Leonardo Cruz:
Daiana, acho que Vôo "United 93", o primeiro grande filme sobre o 11 de Setembro, merecia uma indicação a melhor filme (drama).

(05:17:53) henry: Leo, senti falta da Nicole Kidman como melhor atriz por "Fur". A crítica internacional afirmou que ela estava incrível no filme. Vc acha que pelo fato do filme ter estreado em poucas salas acabou prejudicando Nicole no Golden Globes?
(05:20:39) Leonardo Cruz:
henry, é possível. Diane Arbus, a personagem dela nesse filme, não é tão conhecida do grande público, e o filme não agradou muito à crítica americana.

(05:20:42) Gato: É verdade, afinal, que o Globo de Ouro e o Oscar já não são mais aqueles, e que tudo não passa de lobby ? Ou seja, desde os indicados, até os escolhidos, tudo é feito com base no dinheiro, quem paga mais, e não na justiça técnica ou de atuação somente ?
(05:23:11) Leonardo Cruz:
Gato, todo tipo de premiação no cinema, do Globo de Ouro a Cannes ao festival de Gramado, tem por objetivo chamar a atenção para a produção em cinema, ou seja, promover filmes. Obviamente, há muito lobby envolvido nisso, muita campanha de marketing, mas acho que, no fundo, bons filmes acabam premiados.

(05:23:19) marcelo_87: vc acha injusto colocar "Apocalypto" e "Letters from Iwo Jima" junto com outros filmes estrangeiros, com orçamento e produção bem menores dos que os mencionados?
(05:26:59) Leonardo Cruz:
marcelo, a Associação de Jornalistas Estrangeiros, que vota no Globo de Ouro, tem critérios diferentes do Oscar. Filmes não falados em inglês, mesmo que produções americanas, entram nessa categoria e, por terem mais projeção, acabam chamando mais a atenção dos jurados. Por outro lado, mais filmes podem concorrer nessa categoria no Globo de Ouro do que no Oscar, que limita um filme por país. O Brasil tinha dois candidatos ao Globo de 0uro ("Cinema, Aspirinas e Urubus" e "O Maior Amor do Mundo"), enquanto no Oscar, só um ("Cinema, Aspirinas e Urubus").

(05:27:17) henry: Léo, Vc acha que a entrada de "Volver" como drama pode ter prejudicado a campanha de Penélope Cruz na categoria de atriz dramática e não atriz de comédia?
(05:28:48) Leonardo Cruz:
henry, apesar dos momentos cômicos, acho que o papel de Penélope em "Volver" e seu desempenho no filme de Almodóvar se encaixam melhor na categoria drama.

(05:28:56) Daiana Sigiliano: E na parte dos seriados, a indicação a Evangeline Lilly (de "Lost") é justa, na sua opinião?
(05:30:15) Leonardo Cruz:
Daiana, acho a Evangeline uma mulher belíssima, mas uma atriz apenas mediana. Qualquer atriz de "E.R." é melhor do que ela.

(05:30:23) Bauer: Quais as chances de "O Labirinto do Fauno" como melhor filme estrangeiro?
(05:31:30) Leonardo Cruz:
Bauer, "O Labirinto do Fauno" é um ótimo filme, mas, com um filme de Clint Eastwood na disputa, acho que Guillermo Del Toro vai ficar de mãos vazias.

(05:31:44) matheus.: Boa tarde Leonardo! E pra categoria de roteiro? Quem você acha que leva o prêmio? E quais vão favoritos pro oscar na subdivisão de adaptado e original? Não faltou indicação pro "Mais Estranho que Ficção"?
(05:34:55) Leonardo Cruz:
matheus, acho que "Babel", pelo cruzamento de várias histórias de forma muito inteligente, leva o prêmio de melhor roteiro. Pro Oscar, acho que "Babel" e "Pequena Miss Sunshine" são os favoritos para roteiro original. "Os Infiltrados" é uma boa aposta para roteiro adaptado.

(05:35:24) The Departed: Leonardo, a disputa para melhor ator de comédia é realmente fantástica. Will Ferrel, Johnny Depp e Sacha são fortes concorrentes. Qual é a sua opinião a respeito?
(05:35:59) Leonardo Cruz:
The Departed, minha aposta é Sacha!!

(05:36:06) Bauer: Este é o ano de Martin Scorsese ?
(05:37:21) Leonardo Cruz:
Bauer, difícil saber. Ele perdeu para Clint Eastwood em 2005, e acho que há um grande risco de perder de novo, tanto no globo de ouro quanto no oscar. Mas torço pelo cara.

(05:37:27) Fanny: Oi Leonardo, você acha que a Penélope Cruz tem alguma chance? Ela ganhou alguns prêmios importantes, será que isso irá pesar?
(05:39:02) Leonardo Cruz:
Fanny, acho difícil que ela vença Helen Mirren, mas acredito também que as chances seriam ainda menores se ela estivesse na categoria comédia/musical, na qual Mery Streep deve levar.

(05:39:32) Anderson Pedron M: Será que "Lost" ganhará em alguma indicação?
(05:42:02) Leonardo Cruz:
Anderson, dada a fraca concorrência, "Lost" tem boas chances, sim, mas, pessoalmente, acho que a trama de "Lost" já ficou rocambolesca demais.

(05:42:11) matheus.: Leonardo, aproveitando a presença do digníssimo Bauer aqui na sala, na categoria TV, o ano é de 24 horas novamente? Quais as chances da série e do Kiefer?
(05:43:32) Leonardo Cruz:
matheus, eu apostaria de "Grey's Anatomy" para melhor série, e Hugh Laurie para melhor ator, Michael C. Hall, de "Dexter", também é muito bom.

(05:43:38) filippo: Leonardo, nos últimos anos o cinema alemão tem mostrado ótimos filmes e este ano não é exceção. A que fato isso se deve?
(05:45:21) Leonardo Cruz:
fillipo, os alemães fazem grandes filmes desde o início do cinema, tem uma indústria consolidada e sempre arriscam na forma e no conteúdo.

Divulgação

Divulgação

Para o jornalista, "Borat" está acima da média por mérito do ator Sacha Baron Cohen

(05:45:26) henry: Leo. Você acha que 2006 foi um ano de ótimas comédias, visto o sucesso de "O Diabo Veste Prada", "Borat" e "Miss Sunshine". O que vc acha? Será que Hollywood tá aprendendo a fazer comédias mais inteligentes?
(05:47:51) Leonardo Cruz:
henry, eu diria boas comédias. "O Diabo Veste Prada" vale muito por Meryl Streep, e "Miss Sunshine" é divertido. "Borat" me parece uma exceção, acima da média, por mérito pessoal de Sacha Baron Cohen, não por qualquer ação de Hollywood.

(05:48:16) Paulo: Você acha que os filmes brasileiros inscritos mereciam ter sido indicados na categoria de filme estrangeiro?
(05:49:42) Leonardo Cruz: Paulo, "Cinema, Aspirinas e Urubus" é um dos grandes filmes do recente cinema brasileiro e merecia sim ser indicado.

(05:49:46) Vito: Leornado, e o que é que "O Código da Vinci" está fazendo em trilha em sonora? O único blockbuster a conseguir indicação, foi o pior.
(05:51:13) Leonardo Cruz:
Também não sei, Vito. Confesso que a música desse filme não me marcou nem um pouco. Aliás, nada nesse filme me agrada.

(05:51:22) matheus.: Leonardo, todo ano na lista dos 5 que vão para o Oscar de melhor filme, há um "freak", que é o destaque, digamos assim, alternativo do ano (e meu filme favorito dos 5 sempre). Já tivemos "Encontros e Desencontros", "Sideways", "Boa noite, Boa sorte". Esse ano deve entrar algum? Se sim, qual e por que?
(05:53:13) Leonardo Cruz:
matheus, acho que o "freak" deste ano será "Pequena Miss Sunshine". Bom roteiro, bom elenco, muito cativante. e tem "Borat", que aí é freak mesmo, politicamente incorreto ao extremo. se a academia indicar, será uma ótima surpresa.

(05:53:18) Zeca: Nossa, "Betty, a Feia" entrou no GLOBO de OURO! o que vc acha?
(05:54:25) Leonardo Cruz:
zeca, essa "Betty, a Feia" não é aquela mesma que passava aqui no Brasil, mas um remake americano. A indicação não me surpreende porque a série é um dos principais sucessos da atual temporada americana.

(05:54:37) orlando: Cruz, acha Cate Blanchett favorita pra levar o prêmio de atriz coadjuvante pelo "Notes on a Scandal", ela que está bem também no Babel, como aconteceu com o Sean Penn que ganhou oscar melhor ator por "Mystic River" mas que estava bem também por "21 gramas"? Acredita nessa avaliação?
(05:56:21) Leonardo Cruz:
orlando, não vi "Notes on a Scandal" ainda, mas acho que sua avaliação faz sentido. Acho que a japonesinha Rinko Kikuchi tem boas chances também por "Babel".

(05:56:22) Leo MG: Você acha que o filme do David Lynch foi esnobado?
(05:57:38) Leonardo Cruz:
Não sei, Leo. Acabou de estrear nos EUA. Não sei se houve tempo para que os jornalistas votantes vissem o filme. E Lynch é daqueles diretores que dividem opiniões.

(05:57:48) Murilo.24.crz: Por que você acha que Pedro Almodóvar não foi indicado na categoria de diretor??
(05:58:51) Leonardo Cruz:
Murilo, ele já foi indicado antes e neste ano a concorrência era forte demais, com Clint, Frears, Iñárritu e Scorsese.

(05:58:58) Daiana Sigiliano: Qual dos seriado indicados você acha que ele o Globo de Ouro pra casa?
(05:59:42) Leonardo Cruz:
Daiana, eu apostaria em "Grey's Anatomy" e "Weeds".

(06:00:44) Leonardo Cruz: Galera, obrigado pela participação. quem tiver mais questões pode me mandar pelo blog "Ilustrada no Cinema": Um abraço. Leo Cruz

(06:00:57) Geovanna - UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Leonardo Cruz e de todos os internautas. Até o próximo!

Mais
"Babel" lidera o Globo de Ouro com sete indicações
Lista completa dos indicados
Rubens Ewald Filho: "Dreamgirls" e "A Rainha" despontam como favoritos