UOL CinemaUOL Cinema
UOL BUSCA
65o. Festival de Veneza - 2008

12/01/2007 - 17h48
Iñárritu ameaça desbancar Scorsese no Globo de Ouro
Por Rob Woollard=(FOTOS)= LOS ANGELES, 12 jan (AFP) - "Babel", do mexicano Alejandro González Iñárritu, e "Os Infiltrados", do americano Martin Scorsese, são os favoritos aos prêmios Globo de Ouro, concedidos pela imprensa estrangeira em Hollywood, com cerimônia de entrega na próxima segunda-feira.

Graças a "Babel", que tem sete indicações nas principais categorias, González Iñárritu tem chances de desbancar o lendário Scorsese, que já faturou o Globo de Ouro de melhor diretor em 2003 com "Gangues de Nova York".

Scorsese, que nunca ganhou um Oscar, apesar de ter sido indicado cinco vezes, é o favorito nesta temporada de prêmios em Hollywood, que termina com a entrega do Oscar da Academia, em 25 de fevereiro.

Nos últimos três anos, o vencedor do Globo de Ouro de melhor diretor faturou o Oscar da categoria.

Mas os especialistas duvidam que o policial "Os Infiltrados", um "remake" do filme "Internal Affairs", de 2002, e protagonizado por Leonardo DiCaprio, Matt Damon e Jack Nicholson, faça Scorsese ganhar o prêmio este ano.

"A corrida (ao prêmio) de melhor filme na categoria drama realmente está aberta. Pode ser 'Os Infiltrados', mas também 'Babel'", disse à AFP Tom O'Neill, colunista do site "theenvelope.com", do jornal Los Angeles Times.

Segundo Lew Harris, diretor editorial de outro site especializado, Movies.com, o emotivo drama "Babel", que cruza várias histórias, filmadas em quatro idiomas e em três continentes, é um concorrente de peso.

"O interessante para mim é a força de 'Babel'", disse Harris. "Não acho que vai ganhar, porque tem havido muito barulho sobre Scorsese e 'Os Infiltrados', mas 'Babel' tem se saído muito, muito bem. É uma grande surpresa".

Seguindo a tendência latina que a disputa assumiu este ano, a atriz espanhola Penélope Cruz poderá sair com o prêmio de melhor atriz por seu papel em "Volver", de Pedro Almodóvar.

O filme do diretor espanhol também foi indicado na categoria melhor filme de fala não inglesa, ao lado de outro mexicano, "O Labirinto do Fauno", de Guillermo del Toro.

Além de Scorsese e González Iñárritu, disputam o prêmio de melhor diretor o britânico Stephen Frears ("The Queen") e o eterno favorito Clint Eastwood ("Cartas de Iwo Jima" e "A Conquista da Honra"). Os filmes de Eastwood não foram indicados na categoria melhor filme.

Eastwood divide com Leonardo DiCaprio, indicado para melhor ator por "Os Infiltrados" e "Diamante de Sangue", a estranha circunstância de concorrer consigo mesmo.

Embora tanto "Babel" quanto "Os Infiltrados" pareçam destinados a faturar todos os prêmios, os especialistas alertam que o filme independente "Pequena Miss Sunshine" e a comédia irreverente em tom de documentário "Borat" podem superar um ou outro.

Segundo O'Neil, "Borat", cujo título completo é "Borat: Cultural Learnings of America for Make Benefit Glorious Nation of Kazakhstan", pode causar muitos problemas ao musical "Dreamgirls".

"O imponderável, literalmente, é o escracho de Borat", disse, em alusão ao comediante britânico Sacha Baron Cohen, que interpreta um jornalista cazaque em viagem de trabalho aos Estados Unidos, e que tem tudo para conquistar a crítica estrangeira que decide os vencedores do Globo de Ouro.

A América Latina também pode sair premiada nas categorias dedicadas à televisão, pois "Ugly Betty", versão americana da popular novela colombiana "Betty, a Feia", compete por dois prêmios.

A série, produzida pela atriz mexicana Salma Hayek, pode sair vencedora na categoria melhor série de televisão cômica ou musical, enquanto sua protagonista, América Ferrera, de origem hondurenha, foi indicada ao prêmio de melhor atriz.