16/01/2007 - 01h20 Eastwood brinca com a sua premiação como "diretor estrangeiro" Los Angeles (EUA), 15 jan (EFE).- O cineasta americano Clint Eastwood recebeu hoje seu Globo de Ouro de melhor filme em língua estrangeira por "Cartas de Iwo Jima" com humor, prometendo que vai aprender idiomas.
"Agora que sou um diretor estrangeiro, vou aprender outros idiomas", afirmou.
Eastwood concorre também na categoria de melhor diretor, tanto por "Cartas de Iwo Jima", rodado em japonês, quanto pelo americano "A Conquista da Honra".
Sem querer entrar em polêmica sobre a escolha da Associação da Imprensa Estrangeira de um filme americano para a categoria, Eastwood lembrou que foi um "pequeno filme, rodado em 32 dias". Ele disse que se apoiou em "bons intérpretes" e "gestos com as mãos" para se fazer entender.
O filme conta a batalha de Iwo Jima, na Segunda Guerra Mundial, vista do lado japonês. Eastwood comparou o seu trabalho com o da época em que, como ator, foi dirigido pelo italiano Sergio Leone fazendo "spaghetti westerns".
"Muitos atores não falavam inglês e outros não falavam espanhol nem italiano, mas todos nos dávamos bem e sabíamos o roteiro", comentou com humor.
O diretor não descartou novas incursões no cinema "estrangeiro".
"Talvez em húngaro ou em lituano. Quem sabe? Tudo depende da história. Se ela for boa, o idioma não importa", afirmou. | |