UOL CinemaUOL Cinema
UOL BUSCA
65o. Festival de Veneza - 2008

16/01/2007 - 07h24
"Babel" e "Dreamgirls" ganham pontos para o Oscar com vitória no Globo de Ouro

AFP

Diretor e elenco de Dreamgirls

Diretor e elenco de Dreamgirls

=(FOTOS)= BEVERLY HILLS, EUA, 16 jan (AFP) - Os filmes "Babel", do mexicano Alejandro González Iñárritu, e "Dreamgirls", de Bill Condon, foram os grandes vencedores dos Globos de Ouro na noite de segunda-feira, o que representa um forte impulso para os longas-metragens na corrida pelo Oscar.

O multicultural "Babel", que conta quatro histórias que se cruzam em cinco idiomas ao redor do mundo, levou a estatueta de melhor filme dramático, o único prêmio que conquistou das sete indicações recebidas.

"Eu juro: tenho meus documentos em ordem, governador; eu juro", brincou Gonzalez Iñárritu ao receber o prêmio das mãos do governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger.

"Dreamgirls", musical da Broadway inspirado na história do grupo de soul "Supremes" levado às telas de cinema, foi o vencedor na categoria melhor filme de comédia ou musical. O filme foi o maior vencedor da noite, já que havia sido indicado a cinco prêmios e recebeu três estatuetas do Globo de Ouro, graças às vitórias de Eddie Murphy e da estreante Jennifer Hudson como melhores atores coadjuvantes.

A escolha da Academia de Hollywood para o Oscar de melhor filme em muitas vezes coincidiu com os premiados no Globo de Ouro, seja na categoria comédia ou musical ou na de longa dramático.

O Oscar será celebrado no dia 25 de fevereiro e as indicações serão anunciadas em 23 de janeiro.

O lendário cineasta Martin Scorsese recebeu o prêmio de melhor diretor por "Os Infiltrados", o que aumenta suas chances de levar o Oscar pela primeira vez, após cinco indicações sem nenhuma vitória na principal premiação da indústria cinematográfica americana.

"Este é, por Deus, o prêmio de uma vida", disse Scorsese no discurso de agradecimento.

Forest Whitaker, 45 anos, foi melhor ator de filme dramático por seu papel em "O Último Rei da Escócia", no qual interpreta o ditador de Uganda Idi Amin.

Muito emocionado, o ator mal conseguiu agradecer o prêmio. A vitória veio 18 anos depois de sua indicação Globo de Ouro pela personificação do músico Charlie Parker em "Bird", filme de Clint Eastwood que rendeu a Whitaker o prêmio de interpretação no Festival de Cannes.

A britânica Helen Mirren foi anunciada como a melhor atriz de filme dramático por "A Rainha", no qual interpreta a monarca Elizabeth II. A inglesa foi uma das estrelas da noite, já que também foi premiada como melhor atriz de mini-série ou filme feito para a televisão por "Elizabeth I".

Na categoria de comédia ou musical, a veterana Meryl Streep foi premiada por seu papel em "O Diabo Veste Prada".

"Estou feliz, acredito que já trabalhei com todas as pessoas que estão aqui", brincou Meryl Streep ao receber o sexto Globo de Ouro de sua carreira.

O prêmio masculino ficou com o comediante britânico Sacha Baron Cohen por sua interpretação do falso jornalista cazaque no hilário "Borat: O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja À América".

"Cartas de Iwo Jima", dirigido por Clint Eastwood mas totalmente falado em japonês, foi o vencedor na categoria de filme em língua estrangeira.

"Vocês não sabem o quanto isto ajuda minha auto-estima", disse o cineasta, muito aplaudido pelos astros presentes no hotel Beverly Hilton, entre os quais estavam os também veteranos Jack Nicholson e Warren Beatty, que recebeu o prêmio Cecil B. DeMille por sua carreira.

O filme de Eastwood não pode concorrer ao Oscar de filme estrangeiro, por causa das regras diferente da premiação, mas pode ser indicado como melhor filme.

Na nova categoria de filme de animação a vitória foi de "Carros", o último longa-metragem em conjunto dos estúdios Disney e Pixar.

Além do cinema, a festa da Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood também distribui prêmios na categoria televisão. O destaque este ano foi a série "Ugly Betty", versão americana - produzida pela atriz mexicana Salma Hayek - da popular telenovela colombiana "Betty a feia".

Além de melhor série de comédia, "Ugly Betty" rendeu à America Ferrera, de 22 anos, o prêmio de melhor atriz por sua interpretação da desengonçada, porém inteligente e eficaz, Betty.

Alec Baldwin foi premiado como o melhor ator em série de comédia por seu papel em "30 Rock".

Na categoria de séries dramáticas, o prêmio ficou com "Grey's Anatomy". O ator foi Hugh Laurie de "House" e a atriz Kyra Sedwick de "The Closer".