UOL CinemaUOL Cinema
UOL BUSCA
65o. Festival de Veneza - 2008

16/01/2007 - 00h43
Clint Eastwood ganha o Globo de Ouro de melhor filme em língua estrangeira por "Cartas de Iwo Jima"
Da Redação
O Globo de Ouro de melhor filme em língua estrangeira, uma categoria que em princípio deveria destacar um filme não-norte-americano, foi este ano para "Cartas de Iwo Jima", produção norte-americana dirigida por Clint Eastwood, mas falada em japonês.

Eastwood realizou esse filme como desdobramento de "A Conquista da Honra". Ambos são sobre a batalha de Iwo Jima, em que os Estados Unidos derrotaram o Japão na Segunda Guerra Mundial. O filme premiado pelo Globo de Ouro mostra o episódio pelo lado das tropas japonesas, enquanto o outro dá conta do lado americano. Eastwood concorria ao Globo de Ouro de melhor diretor duas vezes, uma para cada filme, mas não ganhou.

O Globo de Ouro de melhor roteiro, anunciado pelo ator Jake Gylenhaal, foi a primeira surpresa entre os prêmios de cinema. Venceu Peter Morgan pelo roteiro do filme "A Rainha", que mostra como a morte da princesa Diana abalou o cotidiano da família real britânica. Outros concorrentes eram mais cotados, como os roteiros de "Os Infiltrados" e, principalmente, "Babel".

A atriz Helen Mirren, que faz o papel de Elizabeth 2ª em "A Rainha", ganhou o prêmio de melhor atriz de minissérie ou telefilme pela minissérie "Elizabeth 1ª". Ela terminou a noite com dois prêmios, um para cada rainha.