UOL Entretenimento Cinema
 
09/09/2008 - 12h41

Danny Boyle mostra a beleza e a feiúra de Mumbai em Toronto

TORONTO, Canadá, 9 Set 2008 (AFP) - A vida excêntrica em um bairro de Mumbai e seus personagens, todos aparentemente saídos de um livro de Charles Dickens, são representados com entusiasmo pelo diretor inglês Danny Boyle em "Slumdog Millionaire", exibido no Festival de Toronto.

No longa-metragem, o cineasta retrata um jovem indiano piolhento e analfabeto, que ganha contra todas as previsões a versão indiana do programa de TV "Who wants to be a millionaire?".

Com um pano de fundo de problemas sociais, econômicos e políticos da Índia moderna, onde a corrupção e a traição se cruzam em cada esquina, Danny Boyle - famoso por "Cova Rasa", "Trainspotting" e "Extermínio" -, consegiu tocar o variado público de Toronto.

"Eu nasci e cresci em Mumbai, e este filme soube instintivamente representar o essencial de nossos problemas", disse à AFP um espectador indiano.

Esta foi a primeira vez que Danny Boyle viajou a Índia, mas não a última, disse o diretor à imprensa.

"Se você se abre a este país, verá que é extraordinário. É um lugar muito generoso", comentou Boyle.

O roteirista Simon Beaufoy, o mesmo de "Ou Tudo ou Nada", passou meses na cidade indiana e conviveu com os habitantes para extrair o que Boyle chama "toda a beleza e toda a feiúra" da sociedade indiana, nesta adaptação do romance "Q&A" de Vikas Swarup.

Beaufoy explica que as noções ocidentais de riqueza e pobreza perdem o sentido na Índia.

"Você não pode levar estas noções contigo. Não seria apropriado. Eles (os indianos) constróem o próprio sistema de valores", afirma o diretor.

Entre os valores que teve que incorporar, Danny Boyle contou que teve que se organizar de outra forma para filmar, já que havia muitas pessoas no estúdio.

O famoso ator de Bollywood Anil Kapoor atua em "Slumdog Millionaire", seu primeiro papel em inglês.

Boyle pretendia apresentar um elenco exclusivamente de atores da indústria cinematográfica indiana, mas teve que desistir porque não se pareciam o suficiente com os miserávei, como exigia o papel do protagonista, Jamal.

Finalmente, Boyle encontrou em Londres o ator britânico de origem indiana Dev Patel, que ganhou o papel.

Nascido na capital inglesa, Patel viajou na infância à Índia para assistir um casamento, mas detestou o país. "Fui devorado pelos mosquitos", recordou.

Porém, isto mudou, já que a jovem Freida Pinto, que estréia no cinema ao lado de Patel, o descreve como um "jovem de Mumbai".

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host