Topo

No Dia da Dança, relembre os filmes que tem a arte como protagonista

Natalie Portman em cena de "Cisne Negro" - Divulgação
Natalie Portman em cena de "Cisne Negro" Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

29/04/2016 18h08

Celebrado neste 29 de abril, o Dia Internacional da Dança foi criado há pouco mais de 30 anos pelo Comitê Internacional da Dança da Unesco. A data é uma referência ao nascimento do francês Jean-George Noverre (1727–1810), considerado o precursor do balé moderno.

Dança e cinema são duas artes praticamente indissociáveis, já que bem no início de Hollywood, os filmes que faziam mais sucesso eram os musicais com Fred Astaire e Gene Kelly. Desde então, o estilo evoluiu e produziu verdadeiras obras primas como "Chicago" e "Cisne Negro", ganhadores de Oscar. Além de clássicos dos anos 80, como "Flashdance", "Footloose" e "Dirty Dancing". 

Para você que gosta de colocar o corpo para se mexer e não dispensa um bom filme, selecionamos alguns títulos essenciais para celebrar a data.

Assista e dance!

  • Reprodução

    ::: "Vamos Dançar?" (1937)

    Clássico dos filmes de sapateado, a comédia musical "Vamos Dançar?" (1937) tem no elenco Fred Astaire, Ginger Rogers, Edward Everett Horton e Eric Blore. No enredo, o dançarino Petrov Peters quer ficar perto da estrela de musicais Linda Keene e seu empresário espalha secretamente que eles estão casados.

  • Reprodução

    ::: "Os Sapatinhos Vermelhos" (1948)

    O longa "Os Sapatinhos Vermelhos" conta a história da jovem e promissora bailarina Victoria Page (Moira Shearer). Ela é convidada para estrelar uma peça comandada pelo autoritário Boris Lermontov (Anton Walbrook), que exige dedicação total à dança. Porém a dançarina se apaixona pelo compositor Julian Craster (Marius Goring) e coloca a sua carreira em risco.

  • Reprodução

    ::: "Cantando na Chuva" (1952)

    Com Gene Kelly e Jean Hagen, "Cantando na Chuva" (1952) talvez seja o maior representante dos filmes musicais já feito. No enredo, os personagens Don Lockwood e Lina Lamont são os maiores sucesso de público do cinema mudo. Porém uma novidade chega para bagunçar tudo: o cinema falado. Os dois, então, terão que superar as dificuldades para matner a fama conquistada.

  • Reprodução

    ::: "Flashdance - Em Ritmo de Embalo" (1983)

    O longa conta a história da jovem dançarina Alex Owens (Jennifer Beals), de Pittsburgh, que não mede esforços para realizar o sonho de se tornar uma bailarina. Mas para conseguir dançar, ela precisa trabalhar como operária de dia e dançar a noite. Alex encontra ajuda de seu chefe e de sua professora. Ganhou o Oscar de melhor canção por "Flashdance...What a Feeling".

  • Divulgação

    ::: "Footloose - Ritmo Louco" (1984)

    Um dos maiores clássicos dos filmes de dança, "Footloose" é estralado pelo ator Kavin Bacon. No enredo, ele interpreta Ren McCormick, um jovem que se muda da cidade grande para o interior com a sua mãe. Porém ele é apaixonado por dança e enfrenta problemas na cidade por ser conservadora e achar que a dança é um pecado. Ren se apaixona por Ariel Moore, porém ela é filha do conservardo reverendo Shaw Moore, que baniu a dança da cidade.

  • Reprodução

    :: "Dirty Dancing - Ritmo Quente" (1987)

    Nada como um grande clássico. Com Patrick Swayze e Jennifer Grey, o filme se passa nos anos de 1960 e conta a história de Baby, uma jovem tímida que se envolve com o dançarino Johnny durante suas férias em família em um resort. Certamente um dos papeis mais emblemáticos de Swayze, enquanto Grey faz uma bela transição de garota para mulher ao aprender como dançar e como amar. E tem mais: a cena da dança final, ao som de "(I've Had) The Time of My Life", vencedora do Oscar de melhor canção, não foi ensaiada. Grey revelou ao jornal britânico "The Guardian" que nunca conseguiu refazer aquela cena.

  • Reprodução

    ::: "Grease - Nos Tempos da Brilhantina" (1987)

    O filme musical "Grease - Nos Tempos da Brilhantina" foi inspirado em um musical da Broadway e tem no elenco o ator John Travolta e a atriz Olivia Newton-John. Ele é ambientado no final dos anos 50 e conta a história de um casal de estudantes que estão apaixonados mas irão se separar porque um deles vai viajar. Entre as idas e vindas do amor, os dois dançam muito acompanhados por vários jovens bailarinos.

  • Reprodução

    ::: "Billy Elliot" (2000)

    "Billy Elliot" conta a história de um garoto de 11 anos que vive numa pequena cidade da Inglaterra e é apaixonado por dança. O garoto vive com o pai e o irmão. Ambos trabalham nas minas de carvão da cidade. O pai de Billy quer que ele aprenda boxe, mas ele decide aprender balé. O jovem talentoso tem ajuda das professoras que decidem inscrevê-lo nos testes para o Royal Ballet School.

  • Reprodução

    ::: "Sob a Luz da Fama" (2000)

    O longa conta a história de um grupo de jovens que estudam para entrar no American Ballet Company. Nele, os jovens sacrificam a sua vida enquanto enfrentam as alegrias e tristezas do amor. O diretor da companhia está avaliando os dançarinos, que tem de lidar com romances e mágoas inerantes da vida.

  • Reprodução

    ::: "Chicago" (2002)

    O musical "Chicago", indicado a 13 Oscars e ganhou seis estatuetas, contou com um elenco estrelar capitaneado por Renée Zellweger, Catherine Zeta-Jones, Richard Gere e Queen Latifah. O enredo conta a história de daus assassinas. Uma delas é dançarina que vê a sua fama aumentar após matar à sangue frio o marido traidor e a irmã, amante dele.

  • Reprodução

    ::: "Honey - No Ritmo dos Seus Sonhos" (2003)

    O filme musical conta a história de Honey Daniels (Jessica Alba), uma bailarina que trabalha num bar e também dá aula de hip-hop. O sonho dela é virar coreógrafa de videoclipes e vê a oportunidade aparecer com um diretor musical. Porém o diretor pede em troca favores sexuais e Honey recusa. O diretor, então, vai tentar de tudo para sabotar a carreira da dançarina.

  • Divulgação

    ::: "Ela Dança, Eu Danço" (2006)

    O jovem arruaceiro Tyler Gage (Channing Tatum) é condenado a fazer serviços comunitários após destruir o auditório do colégio. Os trabalhos comunitários ocorrem em uma escola de artes e lá ele conhece Nora Clark (Jenna Dewan), uma aluna de dança moderna que precisa de um parceiro. Tyler só conhece a dança de rua, mas aos poucos aceita a ideia de ser o par de Nora e acaba se apaixonando por ela.

  • Reprodução

    ::: "O Poder do Ritmo" (2007)

    Neste drama musical, um jovem negro dançarino das ruas decide entrar na universidade após a morte de seu irmão mais novo. Na faculdade, ele se apaixona por uma garota e também é convidado para dançar em equipes rivais da escola que o querem como dançarino na competição nacional.

  • Reprodução

    ::: "Fama" (2009)

    O filme musical "Fama", de 2009, é uma adaptação do original de 1980. Ele retrata um grupo de dançarinos, cantores, atores e artistas em Nova York na High School of Performing Arts. Os jovens lidam com um ambiente muito competitivo. Romances, amizades, desafios e auto-descobertas são enfrentadas por todos os jovens. Porém, com o apoio de cada um, todos vão descobrir que têm capacidades e talentos inimagináveis.

  • AP

    ::: "Cisne Negro" (2010)

    Suspense psicológico que rendeu a Natalie Portman o Oscar de melhor atriz. Ela vive Nina, uma bailarina de uma companhia de balé em Nova York e que mora com a mãe superprotetora e rígida. Quando o diretor da companhia decide escolher uma nova bailarina para o espetáculo "O Lago dos Cisnes", Nina é a principal candidata ao papel. Até que surge a novata Lily (Mila Kunis), cheia de sensualidade e malícia. Atormentada pelo medo de perder o papel, Nina começa a desenvolver seu lado mais obsceno e ameaça sua própria sanidade. Um filme forte do diretor Darren Aronofsky.

  • Reprodução

    ::: "O Lado Bom da Vida" (2012)

    Menção honrosa: não é exatamente um filme de dança, mas a cena em que Jennifer Lawrence e Bradley Cooper participam de uma competição local de dança abre uma concessão para o longa, pois a personage de Jennifer é apaixonada por dança e ajuda Cooper a se recuperar ao convencê-lo a também dançar.