UOL CinemaUOL Cinema
UOL BUSCA
65o. Festival de Veneza - 2008

04/11/2004 - 08h10
Ator Kevin Kline faz Cole Porter em "De-Lovely"

CANNES/SÃO PAULO (Reuters) - Para o ator Kevin Kline, o compositor Cole Porter oferecia uma combinação irresistível: música imortal composta por um gênio com um lado obscuro.

Kline passou nove meses treinando suas habilidades no piano e tendo aulas com um professor de canto para atuar como o maestro da era do jazz no filme "De-Lovely -- Vida e Amores de Cole Porter", que teve sua pré-estréia no Festival de Cannes deste ano e que nesta quinta-feira será exibido na 28a Mostra BR de Cinema, às 20h20, no Cinearte 1.

"O que me atraiu foi a história do homem por trás da música. É sempre ótimo explorar as imperfeições de um gênio", disse o ator em Cannes.

"As vicissitudes de qualquer carreira artística sempre me interessaram. Ele tinha uma combinação única de auto-indulgência, hedonismo e um apetite voraz para os prazeres epicuristas, carnais, gastronômicos e alcoólicos."

Porter, que nunca tornou pública sua opção sexual, mas também nunca a escondeu, foi casado por quase 40 anos com sua musa Linda, porém também era gay.

Assim como Kline, o diretor do filme, Irwin Winkler, ficou intrigado pelas contradições do artista.

"Eis um homem que foi casado por 38 anos, mas um homem que também foi gay em uma época em que isso era considerado um grande tabu. A relação entre Cole e Linda era um tanto única, para dizer o mínimo", afirmou Winkler.

Kline diz ter grande fascinação pela música de Porter, que adquiriu um toque moderno com interpretações de uma série de artistas atuais, entre eles Alanis Morissette, Sheryl Crow, Elvis Costello e Robbie Williams.

Para mais informações sobre a 28a Mostra, consulte o site oficial, http://www.mostra.org.


01/11/2008
25/10/2008
18/10/2008
02/11/2007