UOL CinemaUOL Cinema
UOL BUSCA
65o. Festival de Veneza - 2008

04/11/2004 - 22h35
"Maria Cheia de Graça" recebe o Grande Prêmio do júri da Mostra de Cinema de SP

SÃO PAULO (Reuters) - "Maria Cheia de Graça", uma co-produção da Colômbia e Estados Unidos, do diretor Joshua Marston, recebeu o Grande Prêmio do júri da 28a Mostra BR de Cinema de São Paulo, na cerimônia de encerramento que aconteceu nesta noite de quinta-feira no Sesc Pinheiros.

O filme iraniano "Tartarugas Podem Voar", de Bahman Ghobadi, ficou com dois prêmios: uma menção especial do júri e outro do público, por melhor longa-metragem de ficção estrangeiro.

Este é o terceiro prêmio que Ghobadi recebe do festival paulista; os dois primeiros foram pelos filmes "Exílio no Iraque" (na 26a Mostra) e "Tempo de Embebedar Cavalos" (na 24a Mostra).

Os jurados escolheram como melhor documentário "Estamira", do diretor brasileiro estreante Marcos Prado, sobre uma mulher de 63 anos que há duas décadas trabalha num aterro sanitário. O filme ganhou o prêmio do júri também no Festival do Rio, no começo de outubro.

Foi dada também mais uma menção especial, esta para o trabalho dinamarquês "Nas Suas Mãos", de Annette K. Olesen.

O festival criou um novo prêmio este ano -- que continuará pelas edições seguintes -- para o artista que mais contribuiu para a humanidade através do cinema. Quem ficou com o novo troféu foi o cineasta português Manoel de Oliveira, 96 anos, que estava presente no evento.

O diretor de "O Quinto Império -- Ontem Como Hoje" participa da Mostra de São Paulo desde sua terceira edição, em 1978. Emocionado, ele disse que gostava tanto do Brasil como de Portugal. "Já ganhei tantos prêmios aqui que estou pensando em morar no Brasil", disse Oliveira, brincando.

O júri foi composto pelos cineastas Abolfazl Jalili (Irã), Fridrik Thor Fridriksson (Islândia), George Sluizer (França), Cacá Diegues (Brasil), Teresa Villaverde (Portugal) e pelos especialistas da área Elisa Resegotti (Itália) e Philippe Maynial (França).

PRÊMIOS DO PÚBLICO

Além de "Tartarugas Podem Voar", o público escolheu o filme de ficção brasileiro "Feminices", de Domingos de Oliveira.

Entre os documentários, o voto popular premiou "Memoria del Saqueo", do argentino Fernando Solanas, e "Fábio Fabuloso", sobre o surfista paraibano Fábio Gouveia, que também foi agraciado pela platéia do Festival do Rio.

O prêmio da crítica foi para o tailandês "Mal dos Trópicos", de Apichatpong Weerasethakul. A crítica também fez uma menção especial ao argentino "La Nina Santa", de Lucrecia Martel.

A 28a Mostra, que começou no final de outubro, apresentou mais de 300 filmes em 19 salas de cinema de São Paulo até esta noite de quinta-feira.

A partir de sexta e até quinta-feira (11), acontecerá a "repescagem" do festival, com os melhores filmes escolhidos pelo público sendo exibidos no Cinesesc e no Cinearte. Haverá também dois trabalhos inéditos, "Sarabanda", do diretor sueco Ingmar Bergman, e "Tae Guk Gi", do coreano Je-gyu Kang.

Para mais informações sobre a 28a Mostra, consulte o site oficial, http://www.mostra.org.

(Por Luiz Vita, do Cineweb, e Fernanda Ezabella)


01/11/2008
25/10/2008
18/10/2008
02/11/2007