UOL CinemaUOL Cinema
UOL BUSCA
65o. Festival de Veneza - 2008

20/10/2005 - 10h55
Mostra destaca premiados dos festivais internacionais

SÃO PAULO (Reuters) - Depois de fazer sucesso e conquistar prêmios nos principais festivais pelo mundo afora, vários filmes acabam chegando à Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e se tornam candidatos naturais a serem as sessões mais disputadas.

A 29a. edição do festival começa na sexta-feira para o público e acontece até 3 de novembro.

FESTIVAL DE CANNES 2005

O grande vencedor da Palma de Ouro, principal prêmio do festival, que aconteceu em maio, foi o longa "A Criança", dos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne. O filme conta a história de um jovem casal de marginais que têm atitudes bem diferentes em relação ao filho recém-nascido.

"Flores Partidas", de Jim Jarmusch, levou o Grande Prêmio do Júri e traz Bill Murray em um de seus melhores trabalhos.

Os filmes que receberam os prêmios de melhor ator e atriz também estão na seleção da Mostra.

Tommy Lee Jones teve sua interpretação reconhecida por "Los Tres Entierros de Melquiades Estrada", que marca sua estréia como diretor. O longa também deu o prêmio de roteiro a Guillermo Arriaga. Já Hana Laszlo foi premiada por "Free Zone", de Amos Gitai.

"Eu, Você e Todos Nós", da norte-americana Miranda July, chega à cidade com premiação tripla. Além do Camera D'Or, prêmio mais importante da principal mostra paralela em Cannes, o filme também recebeu o prêmio da crítica no festival francês e uma menção especial do júri no Festival de Sundance, nos Estados Unidos.

FESTIVAL DE BERLIM 2005

Do Festival de Berlim, que aconteceu em fevereiro, vêm três longas premiados.

"Impulsividade", de Mike Mills, deu ao jovem Lou Taylor Pucci o Urso de Prata de melhor ator, além de uma menção especial do júri em Sundance.

"Uma Mulher Contra Hitler" rendeu a Marc Rothemund o prêmio de direção e a Julia Jentsch o Urso de Prata de melhor atriz. O filme, aliás, é o selecionado para representar a Alemanha na disputa por uma vaga no Oscar de filme estrangeiro.

Tsai Ming-Lian apresenta na Mostra "Nuvens Carregadas", ganhador do Urso de Prata, do Fipresci e do prêmio Alfred Bauer, todos de Berlim.

FESTIVAL DE VENEZA

Os dois trabalhos mais premiados e comentados do Festival de Veneza, que aconteceu em setembro, também são atrações da Mostra.

"Brokeback Mountain", do chinês Ang Lee, levou o Leão de Ouro, o prêmio máximo. "Good Night, and Good Luck", de George Clooney, acabou ficando com as estatuetas de ator (para David Strathairn) e roteiro.

O filme de Clooney, um dos mais badalados de Veneza, foi o escolhido para a abertura da 29a. Mostra, na noite desta quinta-feira, no Memorial da América Latina, apenas para convidados.

Para mais informações sobre a Mostra, consulte o site oficial, http://www.mostra.org.

(Por Alysson Oliveira, do Cineweb)


01/11/2008
25/10/2008
18/10/2008
02/11/2007