UOL CinemaUOL Cinema
UOL BUSCA
65o. Festival de Veneza - 2008

21/10/2005 - 07h13
"Favela Rising" traz experiência que deu certo no Rio

SÃO PAULO (Reuters) - Uma favela no Rio de Janeiro vista pelos olhos do estrangeiro. É este o resultado do documentário "Favela Rising", dirigido por Jeff Zimbalist e Matt Mochary, diretores premiados no Festival de Cinema de Tribeca.

Mas, mais do que fazer um retrato desse mundo cujas regras são ditadas pelo tráfico, os diretores buscam mostrar aqueles que se salvam através da música.

O longa tem sua primeira sessão na 29a. Mostra Internacional de Cinema de São Paulo na sexta-feira, às 21h30, no Cinesesc. No sábado, é exibido no Espaço Unibanco, às 15h50, e no domingo, no Cineclube Vitrine, às 14h.

A figura central de "Favela Rising" é o cantor Anderson Sá, morador de Vigário Geral, que chegou próximo de se tornar um criminoso, mas sua carreira mudou de rumo ao conhecer as oficinas promovidas pela ONG Afro-Reggae.

A mudança na vida do rapaz foi tão radical que ele se tornou não apenas o vocalista da banda, como também o principal porta-voz da ONG. Com a ajuda de Anderson, e centenas de jovens, crianças e adolescentes descobrem a cada dia que há outras possibilidades além do tráfico.

Com ecos de "Cidade de Deus", o documentário expõe o quão fácil e sedutor é para a criança se tornar traficante -- mas ao mesmo tempo, como esse "trabalho" reduz a vida a poucos anos. Um dos momentos mais tocantes de "Favela Rising" acontece quando Anderson conversa com um menino de dez anos.

Quando perguntado qual a profissão que pretende seguir, o garoto não titubeia e diz que vai ser bandido, porque eles são ricos e têm poder. Mas com o trabalho da ONG na favela, Anderson e os documentaristas mostram que esses jovens estão se conscientizando de que é possível trilhar outros caminhos.

A força do filme de Zimbalist e Mochary está em mostrar a favela como um ambiente social em constante mudança -- para o bem e para o mal. Um dos momentos de maior tensão do filme é quando um jovem que trabalha no tráfico faz algumas confissões com a câmera ligada, deixando até o tradutor da equipe perplexo e preocupado com as denúncias.

(Por Alysson Oliveira, do Cineweb)


01/11/2008
25/10/2008
18/10/2008
02/11/2007