UOL CinemaUOL Cinema
UOL BUSCA
65o. Festival de Veneza - 2008

21/10/2005 - 13h14
George Clooney é diretor e ator de "Good Night, and Good Luck"

SÃO PAULO (Reuters) - Com "Good Night, and Good Luck", seu segundo longa como realizador, o ator George Clooney ("Doze Homens e Outro Segredo") mostra que tem muito mais talento para escolher os projetos que produz e dirige do que aqueles em que atua. Ele entra para o time de atores que se saem muito melhor quando estão atrás das câmeras, como Clint Eastwood.

Uma rápida olhada na filmografia de Clooney, como ator nos últimos anos, não daria uma pista do que ele poderia preparar com "Good Night, and Good Luck". No entanto, os filmes que ele tem produzido também são de qualidade artística e intelectual bem superior àqueles em que atua, como é o caso de "Longe do Paraíso" e "Insônia", ou mesmo sua estréia na direção com "Confissões de uma Mente Perigosa", de 2002.

Depois de abrir a 29a. Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, na noite de quinta-feira, numa sessão exclusiva para convidados, o filme é exibido nesta sexta-feira, no Unibanco Arteplex, às 21h50. Depois, tem reprises no sábado, no Cine Morumbi Shopping, às 16h10, e, pela última vez no festival, na segunda, no Cine Bombril, às 18h40.

Filmado em preto e branco, "Good Night, and Good Luck" é baseado em um fato real que foi de extrema importância para a história do jornalismo televisivo nos Estados Unidos.

Numa época em que a televisão era novidade, um âncora de TV ousou peitar o senador Joseph McCarthy, expondo as táticas e mentiras que ele usava para levar supostos comunistas à cadeia.

O jornalista Edward R. Murrow (David Strathairn, premiado em Veneza pelo papel) trabalhava em dois programas de notícias e entrevistas do canal CBS, sendo um mais sério e outro voltado para o mundo das celebridades. O filme acompanha esse momento na carreira de Murrow, culminando em uma homenagem em 1958. O título original, que se traduz como "boa noite, e boa sorte", era a sua frase-assinatura que usava para encerrar os jornais.

ROTEIRO PREMIADO EM VENEZA

O programa sério, chamado "See It Now", acaba tomando as dores de um piloto da força aérea, Milo Radulovich, que foi dispensado de seu trabalho sem julgamento, acusado de ser comunista. Murrow confronta o senador no ar, com resultados que podem trazer problemas para ele e toda a sua equipe. Em o seu time está o produtor Fred Friendly, interpretado pelo próprio Clooney.

O roteiro (também premiado em Veneza) escrito por Clooney e pelo ator Grant Heslov vai a fundo nos bastidores da notícia mostrando o complexo trabalho de um grupo de jornalistas que se mantém fiel à verdade, sem se intimidar com chantagem, pressões e acusações de serem comunistas.

Praticamente todo o filme está confinado ao prédio da CBS, onde os personagens desenvolvem relações não só profissionais mas também pessoais. Porém, o foco de "Good Night, and Good Luck" é o mundo do jornalismo -- a vida dos personagens fora do trabalho pouco interessa a Clooney.

A exuberante fotografia de Robert Elswit ("Embriagado de Amor") valoriza o contraste entre o preto e o branco remetendo aos primórdios da televisão. Já as imagens do senador McCarthy que aparecem no filme são originais.

Clooney contou, em entrevistas, que até chegou a procurar um ator para fazer o papel, mas acabou optando por usar cenas de arquivo do verdadeiro político sendo "entrevistado" por Murrow para dar força ao filme.

E o que não falta a "Good Night, and Good Luck" é força política. Seja em sua declaração a favor da liberdade de imprensa ou mesmo quando expõe o quanto o jornalismo deixou de ser sério para se tornar mero entretenimento. Clooney mostra que a verdade vai além do simples preto no branco, que entre uma ponta e outra existem todas as variações do cinza.

Para programação completa e mais informações sobre os filmes, visite o site oficial da Mostra, http://www.mostra.org.

(Por Alysson Oliveira, do Cineweb)


01/11/2008
25/10/2008
18/10/2008
02/11/2007