UOL Entretenimento Cinema
 
15/10/2008 - 21h58

"Rumo a Meca" tenta compreender o conflito entre Ocidente e Oriente

EDILSON SAÇASHIMA

Da Redação

O documentário "Rumo a Meca", de Georg Misch, reconstrói a trajetória de Muhammad Asad. Nascido Leopold Weiss, um judeu austríaco, ele se converteu ao islamismo nos anos 1920. Seu nome é considerado um dos mais importantes do mundo muçulmano do século 20. Foi conselheiro na corte real da Arábia Saudita, fez a tradução do Alcorão para a língua inglesa, apontada como uma das melhores versões do livro sagrado do islamismo, e foi um dos fundadores do Paquistão.


Divulgação
O documentário "Rumo a Meca", de Georg Misch, é uma reconstrução da trajetória de Muhammad Asad

No mundo pós-11 de Setembro, não é preciso muito esforço para notar o potencial explosivo que a vida deste personagem possui para o debate sobre o conflito entre o Ocidente e o Oriente. Nesse sentido, a câmera de Georg Misch consegue captar momentos especiais, como uma discussão diante do túmulo de Asad, que termina com uma frase que sintetiza a figura provocadora do muçulmano: "Nem morto os extremistas lhe dão descanso".



Não que Asad tenha alguma relação direta com a violência que esses locais nos trazem à mente. O que a câmera de Misch capta é a incompreensão de quem fora Muhammad Asad. Se um árabe parece não compreender o que Asad escreveu, também o protesto de uma americana diante do Marco Zero revela faces da intolerância para com os muçulmanos.


Na tela, não vemos tanques, soldados ou políticos. Misch traz figuras do cotidiano para mostrar o grau de intolerância que a sociedade atual atingiu. Em uma cena emblemática, um peregrino pergunta a um soldado israelense, numa rara aparição de um militar no filme, o por quê do bloqueio ao trânsito dos muçulmanos. Parece ser esta a mensagem que este filme nos quer passar. O cineasta vê em Asad alguém que tentou construir uma ponte entre o Ocidente e o Oriente, mas que o radicalismo de fundo político-militar acabou por dinamitar.





RUMO A MECA - A JORNADA DE MUHAMMAD ASAD (A ROAD TO MECCA - THE JOURNEY OF MUHAMMAD ASAD), de Georg Misch (92'). ÁUSTRIA. Falado em inglês e outros. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: Livre.
RESERVA CULTURAL 1 17/10/2008 - 14:40 - Sessão: 50 (Sexta)
ESPAÇO UNIBANÇO POMPÉIA 1 20/10/2008 - 18:00 - Sessão: 344 (Segunda)
UNIBANCO ARTEPLEX 4 21/10/2008 - 17:40 - Sessão: 379 (Terça)
RESERVA CULTURAL 1 27/10/2008 - 13:00 - Sessão: 941 (Segunda)

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host
    O documentário "Rumo a Meca", de Georg Misch, reconstrói a trajetória de Muhammad Asad. Nascido Leopold Weiss, um judeu austríaco, ele se converteu ao i%>