UOL Entretenimento Cinema
 
17/10/2008 - 14h02

Garotinho testemunha os horrores do Holocausto em "O Menino do Pijama Listrado"

THAIS FONSECA
Da Redação

Brincadeiras em meio às ruas de Berlim na década de 1940, ocupadas por soldados nazistas, apresentam Bruno, protagonista de "O Menino do Pijama Listrado", filme que estréia nesta sexta-feira (17) na 32° Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. É através do olhar do garoto, filho de um comandante das tropas de Hitler, que se desenrola a trama sobre um tema histórico já conhecido do cinema: os horrores do Holocausto.


Longe de virar alvo de perseguições nazistas, a experiência do personagem é diferente, por exemplo, da do garotinho do filme "A Vida é Bela" de Roberto Benigni, que enfrenta ao lado do pai a prisão nos campos de concentração. Ao contrário, Bruno (Asa Butterfield) convive bem com soldados e suásticas, e demora a questionar se o trabalho do pai (David Thewlis) é de fato "heróico".


Divulgação
"O Menino do Pijama Listrado", de Mark Herman, é baseado no best-seller homônimo de John Boyne
ASSISTA AO TRAILER DO FILME

As descobertas que o levam aos questionamentos amarram a trama do filme, dirigido por Mark Herman, que adaptou o livro infanto-juvenil homônimo de John Boyne, um best-seller nos EUA.


Indícios para mudanças não faltam ao personagem. Assim que se muda com a família para uma casa distante de Berlim, em decorrência do trabalho do pai, se depara com o primeira deles: avista de seu quarto um lugar estranho e cercado, onde as pessoas se vestem com "pijamas". Sem explicações dos adultos e se sentindo solitário, ele decide "explorar" escondido o ambiente fora da casa e encontra, através de uma cerca de arame farpado, o pequeno judeu Shmuel (Jack Scanlon), preso num campo de concentração.


Os encontros freqüentes com Shmuel e a amizade entre ambos se mostra determinante para o ápice da história. Até lá, no entanto, o despertar de Bruno é lento e sua inocência excessiva, em situações que ele demora a perceber, como a de que o campo de concentração não é um clube de férias ou quando ocorre o desaparecimento de Pavel, que vive como escravo em sua casa.


O comportamento da mãe de Bruno, desapontada ao descobrir mortes arquitetadas pelo marido, também influencia o garoto ao perceber a desintegração da família, antes unida pelo "orgulho do trabalho nazista para a pátria".


Embora a amizade entre duas crianças seja central, o filme estréia na Mostra com classificação de 14 anos e é provável que agrade mais adultos do que os jovens espectadores por suas cenas repletas de momentos tensos e dramáticos. Seja qual for a idade, são recomendados lenços de papel, já que a história promete arrancar lágrimas, mais do que despertar qualquer tipo de reflexão histórica.





O MENINO DO PIJAMA LISTRADO (THE BOY IN THE STRIPED PYJAMAS), de Mark Herman (95'). REINO UNIDO, EUA. Falado em inglês. Legendas em português. Indicado para: 14 anos.
UNIBANCO ARTEPLEX 3 17/10/2008 - 18:40 - Sessão: 13 (Sexta)
CINE BOMBRIL 1 18/10/2008 - 14:40 - Sessão: 126 (Sábado)
CINE TAM - SALA 3 21/10/2008 - 21:00 - Sessão: 433 (Terça)
ESPAÇO UNIBANÇO POMPÉIA 1 27/10/2008 - 16:10 - Sessão: 962 (Segunda)

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host
    Brincadeiras em meio às ruas de Berlim na década de 1940, ocupadas por soldados nazistas, apresentam Bruno, protagonista de "O Menino do Pijama Listrado%>