UOL Entretenimento Cinema
 
18/10/2008 - 13h02

Documentário de Depardon retrata camponeses na França moderna

NEUSA BARBOSA
Colaboração para o UOL

Curioso a partir do título, o documentário "A Vida Moderna", do consagrado cineasta Raymond Depardon ("Instantes de Audiência") fotografa o estado atual da vida camponesa no centro da França, nas regiões de Ardèche, Lozère e Haute-Loire.


Divulgação
O cineasta francês Raymond Depardon, de 66 anos, retrata, em seu novo documentário, a vida camponesa no centro da França
ASSISTA AO TRAILER

Longe da super luminosa Paris, símbolo da cultura máxima francesa, vida urbana e, também, mundanidade, os camponeses de Depardon simbolizam um outro aspecto não menos fundamental na identidade francesa. Criadores de cabras, ovelhas e vacas, produtores de laticínios e agricultores em pequena escala, estes trabalhadores representam a base oculta da gastronomia, que também é uma das glórias da França.


Não é a primeira vez que Depardon visita estas pessoas. Ao contrário, é um velho conhecido de alguns de seus personagens, como os idosos irmãos Marcel e Raymond Privat. O documentarista retorna a esta região desde 1991, data do primeiro de seus "Profils Paysans" (Perfis Camponeses) e, desde então, tem regularmente atualizado a situação deste modo de vida que, cada vez mais, parece destinado a desaparecer.


O encanto do documentário, que em vários momentos emociona como um filme de ficção, está em alinhar, em seus enxutos 88 minutos, tanto pequenos incidentes familiares - como a reclamação de um dos idosos contra a nova mulher de seu irmão, que agora comanda a casa - quanto os depoimentos de agricultores mais jovens, que identificam nas necessidades de financiamento e nos impostos os maiores obstáculos à continuidade de seu negócio.


A câmera tranqüila, muitas vezes parada, flagra momentos de vida doméstica e ternura, bem como paisagens de grande beleza, embaladas pela música de Gabriel Fauré. Nada de se estranhar vindo de Depardon, veterano e premiado documentarista de 66 anos, que tem um grande passado como fotojornalista, ligado a agências como a Gamma e a Magnum e que conhece a vida camponesa como a palma da mão. Filho de agricultores, ele começou a fotografar os temas campestres quando tinha apenas 12 anos.





A VIDA MODERNA (LA VIE MODERNE), de Raymond Depardon (90'). FRANÇA. Falado em francês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: Livre.
UNIBANCO ARTEPLEX 1 18/10/2008 - 16:00 - Sessão: 90 (Sábado)
CINEMATECA - SALA BNDES 24/10/2008 - 20:40 - Sessão: 665 (Sexta)
UNIBANCO ARTEPLEX 2 27/10/2008 - 13:30 - Sessão: 904 (Segunda)

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host
    Curioso a partir do título, o documentário "A Vida Moderna", do consagrado cineasta Raymond Depardon ("Instantes de Audiência") fotografa o estado atual%>