UOL Entretenimento Cinema
 
18/10/2008 - 09h00

Repressão, drama familiar e paranormalidade formam "As Lágrimas de Minha Mãe"

EDILSON SAÇASHIMA

Da Redação

A ditadura na Argentina, o exílio na Alemanha, um drama familiar, a revisão do passado e uma pitada de paranormalidade formam a receita de "As Lágrimas da Minha Mãe - Berlin-Buenos Aires", primeiro longa de ficção e espécie de autobiografia do cineasta peruano Alejandro Cárdenas-Amelio.


Divulgação
Alex é um adorável menino que tem o poder de mexer objetos com o olhar. É através dele que a história do filme é contada
ASSISTA AO TRAILER

Todos esses ingredientes dão um sabor difícil de identificar ao filme. Nos primeiros minutos, "Berlin-Buenos Aires" parece navegar em direção à crítica ao regime ditatorial na Argentina da década de 1970 através do difícil exílio do casal Carlos e Lizzie.


Aos poucos, o enfoque passa para a relação do casal. Lizzie é politizada e atua em causas sociais produzindo documentários para uma TV. Carlos trabalha com pintura e é capaz de produzir suas obras de olhos vendados. Este contraste fará com que a tensão entre eles aumente ao longo do tempo.


Tudo isso sob o ponto de vista de Alex, o filho do casal, que conta a história em flashback e tem o poder de mover objetos com o olhar. Este parece ser uma metáfora sobre o cinema e seu espectador, relação que ganha o reforço das pequenas cenas filmadas por Alex e seu pai no loft berlinense onde vivem. Mas falta algo para que essa relação possa ser melhor compreendida. No contexto da narrativa, a paranormalidade de Alex soa um pouco mais do que um traço pitoresco do personagem.


O cineasta viveu na Argentina, Brasil, Itália e Alemanha. Seu primeiro longa, o documentário "Alias Alejandro" (2005) é sobre o seu reencontro com o pai, um dos líderes do MRTA (Movimento Revolucionário Tupac Amaru, grupo guerrilheiro marxista peruano) e que foi preso por terrorismo. Também em "Berlin-Buenos Aires" o ponto de partida é o reencontro do Alex, já um jovem adulto, com seu pai. Porém, ao final da exibição deste filme, fica a impressão de que Cárdenas-Amelio ainda não conseguiu acertar todas as contas com o seu passado.





AS LÁGRIMAS DE MINHA MÃE - BERLIM-BUENOS AIRES (DIE TRÄNEN MEINER MUTTER), de Alejandro Cardenas Amelio (93'). ALEMANHA. Falado em alemão, espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 10 anos.
CINE OLIDO 18/10/2008 - 19:30 - Sessão: 159 (Sábado)
CINEMATECA - SALA PETROBRAS 19/10/2008 - 16:00 - Sessão: 213 (Domingo)
ESPAÇO UNIBANCO 3 25/10/2008 - 17:30 - Sessão: 774 (Sábado)


Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host
    A ditadura na Argentina, o exílio na Alemanha, um drama familiar, a revisão do passado e uma pitada de paranormalidade formam a receita de "As Lágrimas %>