UOL Entretenimento Cinema
 
20/10/2008 - 12h18

Wayne Wang investiga identidade chinesa nos EUA em dois filmes

NEUSA BARBOSA
Colaboração para o UOL

Conhecido por suas histórias intimistas como "O Clube da Felicidade e da Sorte" (1993) e, especialmente, por sua parceria com o renomado escritor Paul Auster nos filmes "Cortina de Fumaça" e "Sem Fôlego", ambos de 1995, o diretor Wayne Wang é o maior representante cinematográfico da identidade sino-americana.


Divulgação
O filme "A Princesa de Nebraska", do cineasta sino-americano Wayne Wang, teve lançamento na internet semana passada

Wang é, aliás, um típico produto desta mistura. Nascido em Hong Kong em 1949, ele estudou cinema na Califórnia, onde mora há décadas. Ninguém mais habilitado do que ele, portanto, para revelar as múltiplas facetas desta China dentro dos EUA que é mostrada em dois filmes distintos e complementares na programação da 32ª Mostra, "Mil Anos de Orações" e "A Princesa de Nebraska". Os dois baseiam-se em obras da escritora Yiyun Li.


Centrado na figura da jovem chinesa Sasha (Ling Li), "A Princesa de Nebraska" investiga a inquietação juvenil numa era em que a tecnologia comanda o cotidiano e o ritmo dos relacionamentos. De seu celular, ela envia torpedos a Yang, o ex-namorado que deixou na China e a engravidou. A moça filma a si mesma, incessantemente, com a câmera deste aparelho, que a coloca sempre em close, em primeiro plano.


A câmera está sempre na superfície da pele de Sasha que, hospedada na casa do outro amante de Yang, o norte-americano Boshen (Brian Danfort), deve decidir se faz um aborto ou aceita a proposta de Boshen - que a convida a formar com ele e com Yang uma família anticonvencional como aquelas dos filmes do espanhol Pedro Almodóvar.


Valendo-se ao máximo dos recursos das novas mídias, na semana passada Wang lançou "A Princesa de Nebraska" na internet. Segundo ele disse à imprensa, esta foi a fórmula encontrada para driblar a falta de recursos para o lançamento em que ele se encontrou depois de rodar o filme "Mil Anos de Orações", premiado com a Concha de Ouro no Festival de San Sebastian.


Divulgação
O intimista "Mil Anos de Orações", também de Wang, mostra, com sutileza, a relação turbulenta entre pai e filha
ASSISTA AO TRAILER

Intimista, "Mil Anos de Orações" volta, pelo menos tematicamente, seu olhar para a tradição, já que também se recorre à moderna câmera HD para sua filmagem. Conta de maneira sutil uma turbulenta relação entre pai e filha. Yilan (Faye Yu) é a filha adulta, divorciada, que vive há muitos anos em San Francisco. O pai, o sr. Shi (Henry O), é viúvo e ainda simpatizante do comunismo, mesmo tendo sido vítima dos excessos da Revolução Cultural.


Além de dar tempo a uma aproximação lenta e gradual de pai e filha distanciados, o que o filme tem de mais interessante é a incorporação de incidentes aparentemente banais do cotidiano do sr. Shi. Os mais curiosos são suas conversas com alguns norte-americanos, como uma dupla de jovens mórmons que o visita para convertê-lo, e também, com uma imigrante iraniana (Vida Ghahremani). Cenas como estas evidenciam, sem discursos e com um fino humor, o quanto qualquer cultura é relativa e, às vezes, contraditória.





A PRINCESA DE NEBRASKA (THE PRINCESS OF NEBRASKA), de Wayne Wang (77'). EUA, CHINA. Falado em inglês. Legendas em português. Indicado para: 16 anos.
iG CINE 20/10/2008 - 21:30 - Sessão: 296 (Segunda)
CINE BOMBRIL 1 23/10/2008 - 19:20 - Sessão: 581 (Quinta)

MIL ANOS DE ORAÇÕES (A THOUSAND YEARS OF GOOD PRAYERS), de Wayne Wang (83'). EUA, CHINA. Falado em mandarim, farsi, inglês. Legendas em português. Indicado para: 14 anos.
iG CINE 20/10/2008 - 19:50 - Sessão: 295 (Segunda)
UNIBANCO ARTEPLEX 4 26/10/2008 - 15:40 - Sessão: 833 (Domingo)

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host
    Conhecido por suas histórias intimistas como "O Clube da Felicidade e da Sorte" (1993) e, especialmente, por sua parceria com o renomado escritor Paul A%>