UOL Entretenimento Cinema
 
24/10/2008 - 09h00

Documentário de Adriana Camacho desvenda o universo da direção de arte

DANIELLE NORONHA
Colaboração para o UOL

Quando as pessoas assistem a um filme, uma novela ou até mesmo a um comercial, muitas vezes não imaginam o trabalho necessário para sua realização. Uma das áreas mais importantes é a direção de arte. Ela comanda tudo que vemos na tela e é uma das principais responsáveis por dar vida ao roteiro. A mexicana Adriana Camacho, diretora de arte de diversos filmes publicitários e de longas-metragens, apresenta o documentário independente, "Set", sobre o universo que envolve a direção de arte e mostra ao público como é esse mundo por trás das câmeras.

Divulgação
A mexicana Adriana Camacho desvenda o universo da direção de arte no documentário "Set"
ASSISTA AO TRAILER
VEJA ÁLBUM DE FOTOS

O objetivo principal do filme é mostrar como funciona o processo de preparação e montagem dos cenários. Por meio de locações de produções audiovisuais mexicanas, dentre elas novelas e filmes publicitários, e de entrevistas com diversos profissionais das equipes de arte de filmes do país como "O Labirinto do Fauno", de Guillermo del Toro, Adriana mostra a importância desse trabalho para o resultado final da obra.

É criado um universo novo. As cores, os objetos e todos os demais elementos que completam a cena têm o único objetivo de servir a câmera e ajudar a contar uma história. O documentário passa por todas as fases. Mostra a pesquisa por referências, passa pela montagem dos cenários, dá exemplos de resultados finais e finalmente a destruição de tudo. Muitas vezes, anos de trabalho são destruídos em minutos, mas ficam guardados para sempre nas obras e nas memórias das pessoas, o que é o mais importante.

Direção de Arte no Brasil

Assim como no México, a direção de arte das produções brasileiras é complexa e requer muita criatividade e jogo de cintura. Ana Mara Abreu, diretora de arte de filmes como "O Signo da Cidade" e "Durval Discos", explica que a primeira função da direção de arte é criar, em conjunto do diretor e do diretor de fotografia, o conceito visual do filme, isto é, tudo o que é colocado em frente às câmeras.

E como funciona a montagem dos cenários dos filmes brasileiros? Vera Hamburger, diretora de arte do "Carandiru" e "Ó Paí, Ó" conta que tudo começa no roteiro: "Você parte do roteiro para entender o que ele pede como espaço, qual estilo e clima está pedindo". É um trabalho que leva tempo e requer paciência e atenção. Mara explica que este processo também inclui muita pesquisa, primeiros rascunhos e esboços, muitas reuniões, visitas a possíveis locações, projeto dos cenários que podem ser construídos em estúdio ou em locações, adequação ao orçamento e acompanhamento da realização destes projetos e da filmagem. A etapa seguinte é buscar referências para se aproximar ao máximo da realidade que será retratada no trabalho.

O diretor de arte do próximo filme de Alain Fresnot, "Família Vende Tudo", Fabio Goldfarb, conta que a pesquisa é feita em revistas, jornais fotos e também a internet. "Ela se tornou um dos melhores veículos de pesquisa", conta. Vera completa: "A pesquisa de referências não está fora de você, todo aquele universo que estamos entrando já está em você de alguma maneira e em todos os lugares que você passa. Quando começa a produção do filme você pensa nele o tempo todo".

A montagem do cenário e o tempo de preparação variam conforme o tipo da obra e deve ser estudada separadamente. Fabio explica que na publicidade, onde você tem uma narrativa de aproximadamente 30 segundos, o processo de produção costuma girar em torno de dez dias e o objetivo final é em torno de um produto ou serviço. Já no cinema são aproximadamente 90 minutos de material e 60 dias de preparação. "A montagem dos cenários varia, mas pense em algo entre quatro a quinze dias. Para desmontar, um dia geralmente resolve", conta o diretor de arte.

Por mais que existam certas diferenças entre a direção de arte do Brasil para a realizada em outros países, o objetivo dela é sempre o mesmo: ajudar a contar uma história.


SET (SET), de Adriana Camacho (74'). MÉXICO. Falado em espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 12 anos.

CINE BOMBRIL 2 - 24/10/2008 - 21:50 - Sessão: 678 (Sexta)

HSBC BELAS ARTES - SALA 2 - 29/10/2008 - 15:50 - Sessão: 1116 (Quarta)

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host
    Quando as pessoas assistem a um filme, uma novela ou até mesmo a um comercial, muitas vezes não imaginam o trabalho necessário para sua realização. Uma %>