UOL Entretenimento Cinema
 
25/10/2008 - 15h17

Mostra divulga lista de filmes que irão concorrer ao troféu Bandeira Paulista

ANA ELISA FARIA
Colaboração para o UOL, São Paulo
(Atualizada em 25/10, às 18h01)

Na manhã deste sábado (25) foi divulgada a lista de filmes que irão concorrer ao troféu Bandeira Paulista, na 32ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Os 12 filmes de ficção e os seis documentários fazem parte da "Competição Novos Diretores" e foram selecionados a partir da média ponderada dos votos populares ao final de cada sessão.

Divulgação
O júri internacional da 32ª edição da Mostra. Na foto, da direita para a esquerda, Nicolas Klotz, Hugh Hudson, Samira Makhmalbaf, Jorge Bodanzky e Meinolf Zurhorst

O júri internacional que decidirá o vencedor do filme de ficção é composto pelo cineasta britânico Hugh Hudson ("Carruagens de Fogo"), o cineasta brasileiro Jorge Bodanzky ("Iracema - uma Transa Amazônica"), o crítico alemão Meinolf Zurhorst, o produtor e diretor francês Nicolas Klotz ("A Questão Humana") e a diretora iraniana Samira Makhmalbaf ("Às Cinco da Tarde").

Já para a escolha do melhor documentário foram convidados o produtor Caio Gullane, o diretor Heitor Dhalia ("O Cheiro do Ralo") e a diretora Laís Bodanzky ("Chega de Saudade").

As regras para participar da pré-seleção popular foram para obras de cineastas que tenham realizado até dois longas-metragens, além da obrigação de ser inédito no Brasil. "A função da Mostra é dar destaque a filmes que normalmente não teriam. Queremos que filmes sejam descobertos", afirmou Renata Almeida, produtora e diretora de programação do evento, durante a coletiva de imprensa.

Como foi a primeira vez que todos os jurados estiveram reunidos, o método que utilizarão para a votação ainda não foi definido. De acordo com a iraniana Samira Makhmalbaf, o trabalho de julgar é muito difícil, principalmente, por cada pessoa ter diferentes gostos e critérios. "Quando se trata de um júri a escolha é múltipla. Para escolher um filme eu não levo em conta só o meu gosto, tento ir além disso", pontuou a cineasta.

Os veteranos Nicolas Klotz e Hugh Hudson destacaram a importância dos novos diretores. "Eu espero sempre ser surpreendido. Busco o novo a partir do que os jovens trazem para o cinema", disse Klotz. Hudson, por sua vez, concluiu: "É um prazer ver esses diretores de primeira viagem. Eu aprendo muito com eles".

Os filmes vencedores receberão o troféu Bandeira Paulista, criado pela artista plástica Tomie Ohtake, na próxima quinta-feira (30), durante a cerimônia de encerramento da 32ª edição da Mostra.

Confira, abaixo, a lista de indicados.


Ficção



"As Lágrimas de minha Mãe - Berlim-Buenos Aires", de Alejandro Cardenas Amelio (Alemanha)

"El Regalo de la Pachamama", Toshifumi Matsushita (Bolívia/ Japão)

"Estranhos", de Erez Tadmor e Guy Nattiv (Israel)

"Harrison Montgomery", de Daniel Dávila (EUA)

"Machan", de Uberto Pasolini (Sri Lanka, Itália, Alemanha)

"Maldeamores", de Carlitos Ruiz Ruiz e Mariem Pérez Riera (Porto Rico)

"Moscou, Bélgica", de Christophe Van Rompaey (Bélgica)

"O Amigo", de Micha Lewinsky (Suíça)

"O Estranho em Mim", de Emily Atef (Alemanha)

"The Bluetooth Virgin", de Russell Brown (EUA)

"Trato é Trato", de Jonathan Gershfield (Inglaterra)

"Tulpan", de Sergey Dvortsevoy (Alemanha, Suíça, Cazaquistão, Rússia, Polônia)

Documentário



"Conhecendo Andrei Tarkovsky", de Dmitry Trakovsky (Eua, Suécia, Rússia, Itália)

"Crianças da Pira", de Rajesh S. Jala (Índia)

"Fumando Espero", de Adriana L. Dutra (Brasil)

"KFZ - 1348", de Gabriel Mascaro e Marcelo Pedroso (Brasil)

"Mais Sapatos", de Lee Kazimir (EUA)

"Recurso Intangível Número 82 ", de Emma Franz (Austrália)

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host
    Na manhã deste sábado (25) foi divulgada a lista de filmes que irão concorrer ao troféu Bandeira Paulista, na 32ª Mostra Internacional de Cinema em São %>