UOL CinemaUOL Cinema
UOL BUSCA
65o. Festival de Veneza - 2008

02/11/2006 - 11h22
Mostra de Cinema de SP: Documentário sobre John Lennon explora ativismo de ex-beatle

Reuters

Foto de arquivo de garota japonesa olhando retrato de John Lennon, em Tóquio

Foto de arquivo de garota japonesa olhando retrato de John Lennon, em Tóquio

SÃO PAULO (Reuters) - O documentário sobre o ativismo político do ex-beatle John Lennon, "Os Estados Unidos contra John Lennon", é um dos destaque do último dia de programação normal da 30a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, nesta quinta-feira.

Dirigido pela dupla de cineastas norte-americanos David Leaf e John Scheinfeld, "Os Estados Unidos contra John Lennon" fecha seu foco na transformação do ex-beatle, morto em 1980, num ativista político dos mais engajados na causa da paz mundial.

O documentário acompanha Lennon nos anos de 1970, especialmente quando ele se aproxima de figuras políticas, como o líder Pantera Negra Bobby Seale, e passa a participar mais ativamente do movimento de contestação à Guerra do Vietnã. Não só comparecendo a passeatas como compondo canções que se transformarão em verdadeiros hinos para os manifestantes: caso de "Give Peace a Chance" e "Revolution".

Ao mesmo tempo em que crescia a militância do músico inglês, então radicado nos EUA, ele passava a ser alvo de espionagem, tendo seu telefone grampeado pelo FBI. Sentindo-se ameaçada pelos movimentos de esquerda com os quais Lennon se identificava, a administração Richard Nixon, entre 1971 e 1972 envolvida numa campanha de reeleição, decidiu ir mais longe e mover um processo para deportação do músico daquele país -- o que acabou não conseguindo.

O filme alinha diversos depoimentos importantes, como dos ativistas Bobby Seale e Angela Davis, da viúva de Lennon, Yoko Ono, do apresentador de TV Walter Cronkite e também de autoridades ligadas ao governo Nixon -- caso de G. Gordon Liddy, a única voz anti-Lennon do filme. Para os fãs do astro, o filme é emocionante. E traz imagens raras da época.

"Os Estados Unidos contra John Lennon" é exibido pela última vez nesta quinta-feira, às 19h30, no Arteplex 2.

A cerimônia de premiação dos melhores da mostra será nesta quinta-feira à noite, no Auditório Ibirapuera, a partir das 20h, com a projeção do filme "Macunaíma" (1969), de Joaquim Pedro de Andrade, em cópia restaurada.

(Por Neusa Barbosa e Alysson Oliveira, do Cineweb)


01/11/2008
25/10/2008
18/10/2008
02/11/2007