UOL Entretenimento Cinema
 
02/11/2009 - 12h01

Rodrigo Santoro e filme premiado em Cannes estão na programação do feriado

ALYSSON OLIVEIRA
Especial para o UOL, do Cineweb
O aguardadíssimo "I Love You Phillip Morris" faz sua estreia no Brasil na 33ª Mostra Internacional de Cinema. O longa foi roteirizado e dirigido por Glenn Ficarra e John Requa - a mesma dupla que assinou o roteiro de "Papai Noel às Avessas" - a partir do livro de Steve McVicker. Os principais nomes do elenco são o canadense Jim Carrey ("Sim, Senhor"), o escocês Ewan McGregor ("O Sonho de Cassandra"), além do brasileiro Rodrigo Santoro, no papel do namorado de Carrey.
  • Divulgação

    Rodrigo Santoro e Jim Carrey contracenam em "I Love You Phillip Morris"

Exibido no Festival de Sundance, em janeiro passado, "I Love You Phillip Morris" causou tanta polêmica que o distribuidor norte-americano do filme cogita lançá-lo diretamente em DVD, ou até mesmo cortar algumas cenas. No Brasil, no entanto, o filme já tem distribuição garantida e deve chegar aos cinemas no próximo ano.

Baseado numa história real, o longa traz Carrey no papel de um sujeito que comete uma série de crimes para manter um alto padrão de vida depois de 'sair do armário', ou seja, se assumir gay. Ele acaba preso - mas, como se descobre, isso o ajuda a encontrar o grande amor de sua vida na figura do seu companheiro de cela, Phillip Morris (McGregor) - não confundir com o fabricante de cigarros, cujo nome é grafado com um 'L' apenas, Philip Morris.

ASSISTA AO TRAILER DE "I LOVE YOU PHILLIP MORRIS"

Como bem pode se pode comprovar em "Papai Noel às Avessas", a dupla Ficarra e Requa é dada a altas doses de humor negro e personagens anárquicos. A alta voltagem, especialmente entre McGregor e Carrey, pode assustar alguns fãs dos atores - mas é inegável a coragem do comediante em fazer um papel tão diferente daqueles que o tornaram famoso, como em "O Máscara", "Ace Ventura" e "Débi e Lóide".

O deserto, a cidade e os aborígenes premiados
Numa chave completamente diferente de "I Love You Phillip Morris", está o belo australiano "Samson & Delilah", de Warwick Thornton - que saiu do Festival de Cannes, em maio passado, com o prestigioso prêmio Caméra D'Or, concedido a filmes de diretores estreantes.

"Samson & Delilah" é um retrato tão doloroso quanto real de uma das feridas abertas da Austrália - o tratamento dado à população nativa do país, ou seja, os aborígenes. Os dois personagens centrais pertencem a esse grupo e vivem numa comunidade isolada no deserto australiano. O contato com os não-nativos, no entanto, deixou marcas nessas pessoas, seja na música (Delilah adora uma versão em espanhol da música "Talismã", por exemplo, na versão da cantora mexicana Ana Gabriel) ou nas roupas.

No entanto, como acontece inclusive com os indígenas brasileiros, esse contato com outras culturas traz consequências desastrosas para os nativos do filme. Depois de uma série de incidentes, Samson (Rowan McNamara) e Delilah (Marissa Gibson) acabam fugindo para a cidade, onde um destino ainda mais cruel os aguarda.

Com poucos diálogos, especialmente entre os dois protagonistas, "Samson & Delilah" é um filme que confia de forma inteligente no poder de suas imagens. O resultado é bastante positivo, especialmente por conta da câmera leve e certeira, operada pelo próprio diretor. Cada plano, cada cena no filme possui uma razão de existir, contribuindo para a construção da narrativa e da evolução dramática dos personagens.

"Samson & Delilah" é, de certo modo, uma história de amor - mas um amor que custa a acontecer, porque os jovens protagonistas têm uma preocupação ainda maior do que amar um ao outro: sobreviver em um mundo caótico para o qual eles não foram preparados. São excepcionais as cenas dos jovens na cidade, onde moram debaixo de um viaduto, literalmente, e necessitam da caridade de um mendigo para se alimentar.

Escolhido pela Austrália como seu representante para concorrer a uma vaga no Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira, "Samson & Delilah" é um filme tão comovente quanto inteligente, tão necessário quanto inesquecível. Se se confirmar em seus próximos trabalhos o talento do diretor, roteirista e diretor de fotografia Thornton, é bem provável que ele se torne presença constante no circuito de festivais, assim como nas salas de cinema.

I Love You Phillip Morris
ESPAÇO UNIBANCO 3 - 02/11/2009 - 21:10 - Sessão: 1121 (Segunda)
CINESESC - 04/11/2009 - 22:50 - Sessão: 1312 (Quarta)
HSBC BELAS ARTES - SALA 2 - 05/11/2009 - 19:50 - Sessão: 1415 (Quinta)

Samson & Delilah
UNIBANCO ARTEPLEX 2 - 02/11/2009 - 19:00 - Sessão: 1078 (Segunda)
UNIBANCO ARTEPLEX 1 - 04/11/2009 - 14:00 - Sessão: 1257 (Quarta)

Para mais informações, visite o Especial da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, onde se encontra a cobertura completa do evento com notícias, vídeos, fotos e serviços. Para a programação completa da Mostra, acesse o site oficial.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host