Topo

"Shark Night 3D" tentará superar o sucesso do clássico "Tubarão"

Cartaz do filme "Shark Night 3D" (2011) - Reprodução
Cartaz do filme "Shark Night 3D" (2011) Imagem: Reprodução

01/09/2011 11h28

LOS ANGELES, EUA, 1 Set 2011 (AFP) -Desafiando a marca indelével para uma geração de cinéfilos e banhistas traumatizados por "Tubarão", Hollywood lança "Shark Night 3D", um filme de horror para um público que até hoje tenta esquecer o longa-metragem de Steven Spielberg.

A direção de "Shark Night 3D", que estreia sexta-feira na América do Norte, é de David R. Ellis, que comandou a segunda e quarta partes da série "Premonição".

O ex-dublê que se tornou diretor também já trabalhou em uma produção sobre tubarões sanguinários. Do Fundo do Mar", de 1999.

"'Tubarão' (1975) é um clássico. Acredito que nenhum filme pode se comparar e esta não é nossa intenção", afirmou o diretor à AFP.

"É um filme com jovens e tubarões, mas não é a mesma história. 'Tubarão' girava em torno da perseguição e da captura de um grande tubarão branco", explicou.

"Shark Night 3D" pode ser encarado como um filme de sobrevivência, no qual adolescentes atraentes e irresponsáveis são exterminados um a um por tubarões famintos na Louisiana.

Mas a originalidade do filme está, talvez, em seu objetivo e classificação indicativa. Nos Estados Unidos, "Shark 3D" é um filme "PG13", ou seja, não recomendado mas não proibido a menores de 13 anos.

Isto o distingue de "Premonição", "Jogos Mortais" e "Pânico", proibidos nos Estados Unidos para menores de 17 anos não acompanhados de um adulto, já que não economizam nas cenas com sangue.

"Decidimos fazer um filme PG13 desde o princípio porque queríamos alcançar um público amplo", disse Ellis.

"Isto nos obrigou a não incluir cenas muito explícitas. Talvez decepcione os fãs de cenas deliberadamente sangrentas, que preferem ver cabeças cortadas e este tipo de coisas, mas não era o objetivo do filme".

A opção por um filme que, de certo modo, é voltado para todo o público mostra que "também buscamos chegar aos jovens, a maioria deles jamais viu 'Tubarão', o que nos ajudará um pouco", completou o diretor.

Outra grande diferença em relação ao cult criado por Steven Spielberg é que os tubarões de "Shark Night 3D" são em sua maioria criaturas elaboradas por computadores.

A equipe não quis reviver o pesadelo das filmagens de "Tubarão", que entraram para a história do cinema, quando, entre problemas de orçamento e ameaças de greve dos atores, os três tubarões mecânicos sofriam avarias constantes.

"Temos sete espécies distintas de tubarões no filme. Quase 40% são tubarões animatronics (a partir de modelos teleguiados), destinados às cenas de luta com os atores, e os 60% restantes são criados por computador", revelou o diretor.